Mais da metade dos consumidores compra produtos piratas
Segundo o Provar, a procura pelo menor preço motiva os consumidores a adquirem produtos piratas, na maioria das vezes, sem qualquer garantia de procedência e qualidade. A pesquisa mostra que 91,7% dos entrevistados afirmam que o preço é a maior motivação em uma compra.
Segundo a pesquisa, 35,2% dos entrevistados sempre fazem compras de produtos do comércio dito alternativo, ou seja, fora das lojas formais.
Entre os produtos piratas mais comprados, os CDs e DVDs lideram, disparadamente, com 67,9% das preferências.
A pesquisa mostra que 48,1% dos entrevistados afirmam não ver qualquer relação entre produtos piratas e o crime organizado. Por grau de instrução, o estudo revela que 40,3% dos entrevistados com o ensino fundamental não percebem a relação com o crime, enquanto 52% dos entrevistados com ensino médio e 54,8% com nível superior também não.
A Receita Federal estima que deixa de arrecadar R$ 30 bilhões por ano com os produtos piratas. A pesquisa foi realizada com 500 consumidores da cidade de São Paulo.
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