Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 26 de Março de 2007 às 14:23

    Imprimir


Mais da metade dos consumidores compram produtos piratas, de acordo com pesquisa do Instituto Provar sobre consumo ético e consciente. A pesquisa, feita em parceria com a consultoria Canal Varejo, revela que 55,4% dos entrevistados compraram recentemente algum produto pirata.

Segundo o Provar, a procura pelo menor preço motiva os consumidores a adquirem produtos piratas, na maioria das vezes, sem qualquer garantia de procedência e qualidade. A pesquisa mostra que 91,7% dos entrevistados afirmam que o preço é a maior motivação em uma compra.

Segundo a pesquisa, 35,2% dos entrevistados sempre fazem compras de produtos do comércio dito alternativo, ou seja, fora das lojas formais.

Entre os produtos piratas mais comprados, os CDs e DVDs lideram, disparadamente, com 67,9% das preferências.

A pesquisa mostra que 48,1% dos entrevistados afirmam não ver qualquer relação entre produtos piratas e o crime organizado. Por grau de instrução, o estudo revela que 40,3% dos entrevistados com o ensino fundamental não percebem a relação com o crime, enquanto 52% dos entrevistados com ensino médio e 54,8% com nível superior também não.

A Receita Federal estima que deixa de arrecadar R$ 30 bilhões por ano com os produtos piratas. A pesquisa foi realizada com 500 consumidores da cidade de São Paulo.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/235032/visualizar/