Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 23 de Março de 2007 às 15:10

    Imprimir


A importância da música na formação do Homem, o papel da música nas diferentes culturas, o uso da música em sala de aula. Estas são algumas das 'lições' que estarão em debate entre professores de cinco escolas do município de Nobres, na próxima segunda-feira (26). A discussão será feita durante a Oficina Didática oferecida pela Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso, uma preparação para as escolas, que receberão a visita da Orquestra de Câmara nas escolas para a realização dos Concertos Didáticos.

A oficina acontece das 13 às 17 horas na escola Professor Nilo Póvoas, em Nobres. Participam professores das escolas Professor Nilo Póvoas, Dr.Fábio Silvério de Farias, Cooperativa Educacional de Nobres, Professor Mario Abraão Nassardem e Inocência Rachid Jaudy.

A oficina será ministrada pelo músico e professor Ângelo Souza dos Santos, e abordará o aspecto social e filosófico da música, nos textos "O som e o Sentido", do pesquisador Miguel José Wisnik, e "A afinação do Mundo", de R Murray Schafer, mas também discutirá sobre a utilização da música em sala de aula. Os professores aprenderão também sobre os elementos formadores da orquestra, suas funções estética, social e musical.

Nas oficinas, os professores também são orientados sobre o uso do kit interdisciplinar contendo um guia para aplicação, fontes de pesquisa, livros, apostilas, DVDs e CDs que será doado pela orquestra às escolas.

Nobres - A inclusão do município de Nobres no roteiro dos Concertos Didáticos é uma das novidades do núcleo pedagógico da Orquestra de Câmara para 2007. Este ano, haverá concertos em 40 escolas, o dobro do número atingido em 2006. Até o final do ano, a meta é capacitar 200 professores, estimulando-os a perceber e transmitir aos alunos uma visão diferenciada da música.

Programação será extensa

Com uma agenda extensa, a Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso continuará atendendo o público mato-grossense da capital, do interior e de outros estados brasileiros, divulgando a cultura mato-grossense com excelência.

Os Concertos Oficiais, que começaram no dia 23 de março, acontecem durante todo o ano. Em junho, a Orquestra gravará seu novo DVD, no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo. Mais 20 concertos estão previstos até dezembro, sendo um deles na abertura oficial da Literamérica 2007, em Cuiabá.

Concertos Populares - A série de Concertos Populares visitará 12 cidades em 2007. As apresentações começam no dia 5 de abril, no município de Diamantino. Haverá concertos também em São José do Rio Claro, Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Campo Verde, Primavera do Leste, Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/235362/visualizar/