Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 14 de Março de 2007 às 09:47
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


A maioria da população várzea-grandense acredita que o governador Blairo Maggi(PR) está fazendo uma boa administração. A informação foi constatada na pesquisa realizada no município pelo Voice Pesquisas.

A aprovação do governo Blairo Maggi foi confirmada por 64,4% dos entrevistados. A pesquisa também demonstrou que 28,4% dos eleitores desaprovam a administração estadual. 7,1% não souberam responder à questão. Segundo os dados, 49,4% dos entrevistados confiam no governador Blairo Maggi. Não confiam 44,9% e 5,7% não responderam.

Ao avaliar o governo do Estado, 17% dos entrevistados disseram que consideram ótima a administração. Disseram que Maggi tem uma boa administração 36,2%. O grupo dos que avaliaram como regular o governo estadual somou 36,5%. Acham ruim a administração estadual 3% dos entrevistados e péssima, 4,8%. Parcela de 2,5% dos entrevistados não respondeu à pergunta.

Questionados sobre a nota que dariam ao chefe do Executivo estadual, numa escala de zero a cinco, os entrevistados também atribuíram a Maggi as maiores notas. 21,3% afirmaram dar nota cinco para o governador Blairo Maggi. O grupo que optou pela nota quatro somou 21%. Já os que deram nota três para Maggi somaram 27,8% dos entrevistados. As notas dois, um e zero foram escolhidas respectivamente por 15,6%, 7,6% e 4,4% dos entrevistados. A parcela de 2,4% não soube responder. A maioria dos participantes da pesquisa também demonstrou confiança no chefe do Executivo estadual quando o assunto é promessa de campanha. Afirmaram que Maggi está cumprindo as promessas 56,7% dos entrevistados. Responderam que Maggi não vem cumprindo o que prometeu 32,4% e 11% não se posicionaram sobre a questão.

A pesquisa também quis saber qual a opinião do morador de Várzea Grande sobre o relacionamento do governador com o prefeito do município, Murilo Domingos (PR). 26,4% acreditam que Maggi tem um bom relacionamento com o chefe do Executivo municipal. Já 42,1% dos entrevistados acham que não e 31,5% não responderam à questão.

A pesquisa também mostrou que 42,7% dos que responderam ao questionário acha que Maggi está ajudando a cidade. Ocupam posição contrária 45,2% dos entrevistados e 12,1% não emitiram opinião sobre o assunto. Entre os que acreditam no bom relacionamento de Maggi e Murilo, 32,9% responderam que a ajuda do governador se deve ao fato dele confiar no prefeito Murilo Domingos. O bom relacionamento não teria esse fundamento para 42% dos entrevistados. Nesse grupo, 25,1% não soube responder a pergunta.

A pesquisa também apontou os principais problemas que causam preocupação aos moradores de Várzea Grande. A violência foi apontada, nesse item, por 52,4% dos entrevistados. Para 18,8% dos que responderam ao questionário, o pior drama é o desemprego. A miséria foi apontada por 9% dos entrevistados e a falta de educação de qualidade por 5,1%. A falta de atendimento na área da saúde é a maior preocupação de 10,2% dos entrevistados. Outros fatores foram descritos por 1,6% e 2,9% não souberam responder à pergunta.

Parcela de 75,9% dos entrevistados entende que Várzea Grande nos últimos anos vem tendo mais fracassos que sucessos. Os otimistas somaram 18,6% e 5,5% não responderam à questão.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 1768/2007 – classe 15. O questionário foi aplicado em cinco regiões de Várzea Grande no período de 5 e 6 de março de 2007. Foram entrevistados 630 moradores do município de diferentes classes sociais, faixa etária e grau de escolaridade. A margem de erro é estimada em 4% para mais ou para menos.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/236799/visualizar/