Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 02 de Março de 2007 às 13:21

    Imprimir


O diabetes é uma "bomba de efeito retardado" e representa uma ameaça para a saúde da população mundial muito maior do que se acreditava até agora, segundo os resultados de um estudo canadense. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que a incidência do diabetes entre a população adulta chegará a 6,4% até 2030, 60% a mais do que em 1995.

No entanto, os autores desse novo estudo, publicado na revista médica britânica The Lancet, afirmam que essa porcentagem já foi superada em Ontário. Entre 1995 e 2005, a incidência do diabetes nessa província canadense cresceu 69%. Só em cinco anos, de 2000 a 2005, o aumento foi de 27%. Esses números tornam-se alarmantes caso seja levado em conta que a OMS previu um aumento de 39% na incidência da doença em 30 anos, entre 2000 e 2030.

A grande maioria dos casos são de diabetes do tipo 2, que costuma vir junto com a obesidade. Os autores reconhecem que um dos fatores que podem ter contribuído para esse alarmante aumento dos casos de diabetes é a forte imigração de pessoas procedentes do sul da Ásia, população que mostra predisposição em adquirir a doença. No entanto, mesmo levando em conta esse fato, os cientistas acreditam que os resultados do estudo indicam uma tendência que pode ter conseqüências desastrosas no mundo todo.

O diabetes pode acarretar diversos problemas graves de saúde, como doenças cardiovasculares e cegueira. Segundo a OMS, o número de pessoas que têm diabetes no mundo subiu de 30 milhões para 171 milhões entre 1985 e 2000. Estima-se que 4,6% dos adultos com mais de 20 anos possuem o mal.

O estudo canadense foi dirigido por Lorraine Lipscombe, do Institute for Clinical Evaluative Sciences de Toronto, e nele foram usados dados referentes a toda a província de Ontário. Segundo os autores, caso continue a atual tendência, mais de 10% da população adulta de Ontário terá diabetes antes de 2010. Caso haja tendências semelhantes no conjunto dos países desenvolvidos, a magnitude da epidemia que se aproxima pode ser muito superior que a prevista.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/239095/visualizar/