Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Domingo - 25 de Fevereiro de 2007 às 17:30

    Imprimir


A Associação dos Bancários do Uruguai (AEBU) espera que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncie a reabertura do Banco do Brasil no país o mais breve possível. O banco brasileiro encerrou suas operações em território uruguaio há seis anos e enfrenta uma ação na Justiça do Uruguai movida pelos bancários que trabalhavam na instituição.

Para o secretário da área de bancos privados da associação, Elbio Monegal, é importante para o Brasil ter uma filial na capital uruguaia. A situação atual, segundo ele, é "estranha", porque o Brasil "tem bancos em todos os países do Mercosul e não tem em Montevidéu".

Em entrevista à Agência Brasil, Monegal informou que neste ano já foram realizadas duas reuniões entre os sindicalistas e a direção do banco. Segundo ele, as negociações estão avançando, porém alguns impasses ainda precisam ser resolvidos. Em fevereiro deste ano, quando ocorreu a última reunião, os bancários uruguaios apresentaram ao banco uma proposta para incorporação de nove funcionários que trabalhavam na instituição.

Com o fechamento do Banco do Brasil na capital uruguaia, os 40 ex-funcionários entraram com ação na justiça alegando que a instituição descumpriu compromisso de estabilidade trabalhista. Os bancários conseguiram uma vitória em primeira instância, que condenou o Banco do Brasil a pagar indenização ao ex-trabalhadores, segundo a AEBU. O processo está agora na segunda instância judicial.

Ao conceder entrevista na última sexta-feira (23), o embaixador do Brasil no Uruguai, José Eduardo Felício, informou que sindicato e a direção do banco buscam uma solução extrajudicial e que as conversas estão avançadas, porém não deu garantias de que um anúncio de reabertura do banco possa ocorrer durante encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Tabaré Vázquez na próxima segunda-feira (26), na cidade de Colônia do Sacramento, a 200 quilômetros de Montevidéu.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/240032/visualizar/