Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 18 de Fevereiro de 2007 às 20:41

    Imprimir


AMÃ, 18 Fev (AFP) - A terça parte dos 27 milhões de iraquianos vive abaixo do umbral da pobreza, segundo estudo publicado neste domingo na Jordânia e realizado pelo ministério iraquiano de Planejamento em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A linha da pobreza é fixada no Iraque em menos de um dólar diario por pessoa.

"Enquanto a classe média florescia nos anos 70 e 80, um terço da população atual vive abaixo dos limites da pobreza; com 5% desse total vivendo em condições de extrema pobreza", diz o estudo realizado em 2004, um ano depois da invasão do Iraque pela coalizão liderada pelos Estados Unidos, mas com "indicadores a longo prazo que devem permanecer nos próximos três anos", segundo seus autores.

"É um país com grande potencial de recursos naturais e humanos que foi posto de joelhos pelo homem", declarou o diretor do PNUD para o Iraque, Paolo Lembo.

Segundo Mehdi al Alak, representante da Organização iraquiana de Estatísticas e Tecnologia da Informação, que também participou do estudo, este texto servirá para definir os projetos de desenvolvimento de infra-estrutura e criação de emprego no Iraque.

De acordo com o estudo, a política de liberalização econômica posta em prática no Iraque mediante a "supressão das subvenções e o desmantelamento dos meios de ação do Estado exacerbam a pobreza".





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/241224/visualizar/