Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 12 de Fevereiro de 2007 às 15:19

    Imprimir


Uma campanha para incentivar as doações de sangue foi lançada hoje (12) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). O objetivo é manter os estoques em níveis suficientes para o carnaval. Em média, o Inca recebe mensalmente 1,6 mil doadores, mas em períodos de feriados prolongados esse número tem uma queda de 50%.

O lançamento da campanha “Neste Carnaval, vá brincar, mas não esqueça de doar” contou com a participação do dançarino Carlinhos de Jesus, personalidade do carnaval carioca. Até sexta-feira, o Inca pretende mobilizar 450 novos doadores. O material coletado vai atender à demanda das cinco unidades do instituto na cidade do Rio de Janeiro.

Para a chefe do serviço de hemoterapia do Instituto, Iara Motta, a campanha desperta a solidariedade na população e ajuda a derrubar alguns mitos que impedem que o número de doadores seja maior.

“O primeiro mito é o da contaminação. Por isso, precisamos assegurar que todo o material usado seja estéril e descartável; segundo é a associação de que o doador pode engordar ou emagrecer, o que não acontece. Muita gente acredita, ainda, que se doar uma vez terá que doar sempre. O ideal seria que as pessoas quisessem doar sempre, mas não é gerada essa obrigação. Doar sangue é seguro e pode salvar muitas vidas”, defendeu Iara Motta.

A chefe da hemoterapia do Inca alertou, ainda, que qualquer pessoa pode precisar de transfusão no futuro, já que não apenas os pacientes em tratamento no instituto recebem o sangue coletado. O material também é utilizado para atender vítimas de acidentes em rodovias, por exemplo.

O arquiteto Washington Bonitence, que participou da campanha logo no primeiro dia, disse que faz questão de doar sempre que pode: “Todo mundo deveria agir assim, para ajudar a quem precisa. Muita gente acaba tendo problemas porque não encontra doadores compatíveis com seu tipo sangüíneo, então é preciso doar sempre que possível".





Fonte: ABr

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/242477/visualizar/