Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 12 de Fevereiro de 2007 às 13:09

    Imprimir


Campo Verde será o quarto município de Mato Grosso a receber o Projeto Escola de Fábrica do Governo Federal. O Projeto oferece capacitação profissional a jovens de baixa renda com idade entre 16 a 24 anos e vai incluí-los no mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes em unidades formadoras no próprio ambiente das empresas, gerando renda e inclusão social. O projeto foi apresentado na tarde desta sexta-feira (9), às 15 horas, na secretaria de Ação e Promoção Social, pelo consultor do Ministério de Educação, José de Oliveira Campos.

O Projeto Escola de Fábrica foi instituído pelo Governo Federal através da Lei nº 11.180, de 23 de dezembro de 2005 e é executado pelo Ministério da Educação. De lá para cá já qualificou mais de 26 mil jovens em diversos estados. Sua finalidade é ampliar as responsabilidades de formação profissional básica, favorecendo o ingresso de estudantes de baixa renda no mercado de trabalho.

No Escola de Fábrica, o aluno permanece um período (manhã ou tarde) na empresa com supervisão de um monitor, outro período na escola normal (requisito obrigatório) e no outro recebe aulas de reforço (120 horas) e temas transversais (120 horas) como cidadania, imagem pessoal, ética, educação sexual. Como incentivo e ajuda de custo, o aluno receberá uma bolsa-auxílio de R$ 150,00, além de material escolar e uniforme.

Para a secretária de Ação e Promoção Social Leide Brescancim, toda a comunidade local vai ganhar com esse projeto. Primeiro o aluno, depois os empresários que ganharão em qualificação profissional e o comércio com o aumento de renda dos jovens profissionais.

Segundo o prefeito Dimorvan Alencar Brescancim, o que se pretende com a implantação deste projeto é alcançar alta taxa de empregabilidade, uma vez que as empresas buscam profissionais com mão-de-obra qualificada.

De acordo com o consultor José de Oliveira Campos, em Campo Verde haverá duas unidades gestoras, a Prefeitura e o Cefet Cuiabá. O Cefet inclusive já com os cursos definidos, Zootecnia, Agricultura e Processamento de Alimentos.

São 15 cursos a disposição de cada unidade gestora, cada curso poderá ser freqüentado por 20 alunos.

Diversas autoridades e lideranças comunitárias prestigiaram a explanação, dentre elas, a Vice-prefeita Matilde Vesz, o presidente da Câmara Geraldo Pereira Araújo, os vereadores Giovani de Paula Rosa e Marinêz Mezzomo, secretários municipais Cícero dos Santos (Habitação e Urbanismo), Josué Araújo (Saúde e Saneamento), Rezoli Cazarin (Esporte e Lazer), Aparecido de Brito (Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente), presidenta da APAE Alba Badoco, diretora do Ceprotec Rondonópolis Neiva Teresinha de Col, o presidente da Acicave Aparecido Rudinick, presidente da Coopervest Zélia Stadnick, gerente do Banco do Brasil Antônio Nival Souza Campos, empresários e servidores.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/242525/visualizar/