Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 08 de Fevereiro de 2007 às 16:41

    Imprimir


Os foliões que estão a procura de animação e muita batucada o destino é a cidade de Nossa Senhora do Livramento (localizada a 33 quilômetros da Capital), que realiza de 16 a 20 de fevereiro, a 14ª edição do Bananafolia – Carnaval de Rua de Livramento 2007, na Praça de Eventos Fernando de Barros (situado na Avenida Manoel Félix), com animação das bandas regionais: Alto Astral e Artmanha. São 14 anos de Bananafolia reunindo o público da Baixada Cuiabana em alto astral e animação. Para realizar a atividade, a Prefeitura da cidade está trabalhando a todo vapor para que a cidade continue apresentando um carnaval de rua, animado, tranqüilo e familiar. A expecativa dos organizadores é atrair 180 mil pessoas durante os cinco dias de folia momesca.

A edição do Bananafolia segue o formato do ano passado. Além dos bailes carnavalescos, a banda inclui uma programação especial para as famílias – que são as marchinhas carnavalescas, tocadas das 21 h ás 23h30, e logo após abre alas para o samba, axé, lambadão e outros ritmos que agitam a folia momesca. “A proposta é fazer um carnaval mais familiar como nos velhos tempos. Queremos ampliar o nosso público e sensibilizar para as famílias aproveitem à ocasião não só para participar da folia, mas para que possam estar visitando a nossa cidade”, ressalta o produtor cultural, José Eugênio Maciel.

Infra-estrutura

Para receber o público, a Prefeitura está concentrando esforços na melhoria da infra-estrutura e segurança. Além dos banheiros públicos, que já existem no circuito do carnaval, serão instalados banheiros químicos. A Praça, onde acontece o carnaval, oferecerá ainda pontos fixos de bares, restaurantes, lanchonetes e parque de diversões. Na Avenida Coronel Botelho serão colocados também pontos de comércio ambulante. A segurança é outro item que receberá atenção redobrada. A coordenação do evento vai trabalhar em conjunto com a Polícia Militar, Detran, Polícias Rodoviária Estadual e Federal.

Entre ouras ações que estão sendo tomadas pela instituição, estão à limpeza da praça e a manutenção da iluminação pública. A Secretaria de Saúde terá um sistema de pronto-atendimento aos foliões, em casos de emergências médicas. Para evitar o congestionamento de veículos e garantir maior trafegabilidade para o pedestre: Algumas ruas serão interditadas. Na lista estão parte da Governadora Júlio Campos, parte da Adelino Metelo e parte do Coronel Botelho. Não será permitida a entrada de veículos no local do evento. O estacionamento ficará por conta da própria comunidade. Normalmente no dia da folia, é cobrada uma simbólica taxa.

Histórico do Carnaval

O Bananafolia faz parte do calendário anual das atividades culturais e turísticas. A proposta do evento visa implementar o carnaval tornando-o referência à cultura e a história, mediante a participação popular. Além do fator cultural, há o social, econômico e turístico, visando a promover o aquecimento da economia, gerando fonte de renda para a comunidade.

O Bananafolia nasceu de uma brincadeira e foi crescendo, caindo no gosto popular dos mato-grossenses. Segundo um dos fundadores, o carioca e ex-jogador de futebol, Jose Carlos de Lima Neto, o Nego Velho, o primeiro carnaval em Livramento aconteceu na Avenida Coronel Botelho, em 1993. A idéia de organizar um carnaval de rua, segundo ele, está na veia, pois nasceu com o pé na Escola de Samba Caprichosos de Pilares. Com a mudança para Livramento, ele e mais um grupo de papa-bananas na década de 90 saíram ás ruas para ver o samba passar. Conforme ele, Kantiguêle, Se Morrer na Faz Falta e as Piranhas foram os primeiros blocos que animaram o carnaval livramentense.

No ano seguinte, o Poder Público resolveu tomar conta da organização do carnaval. E a cada ano, surgem novos blocos carnavalescos. O grande boom da Bananafolia aconteceu em 2001, quando as escolas de samba – Unidos do Sossego, Tradição, Casarão e Meu Coração Pega no Seu deram um show de glamour e alegria.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243169/visualizar/