Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 08 de Fevereiro de 2007 às 14:00

    Imprimir


Cerca de 4,2 mil estudantes retornaram às aulas hoje. Este ano teve um aumento de 8% no número de alunos, já que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura também assumiu as 5ª séries. Ao todo, em Nova Mutum cerca de 6.500 alunos da rede pública devem freqüentar as salas de aulas, sendo que deste montante 2.300 pertencem as escolas estaduais José Aparecido Ribeiro e Padre Johannes Bertold Henning.

Segundo a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Helena Maria Maas, o número de alunos matriculados é parcial, pois as matrículas ainda podem ser efetuadas nas secretarias das escolas. “Até então já somam 11 turmas de 5ª séries matriculadas em Nova Mutum. Até ano passado apenas quatro eram atendidas pelo município”, explicou.

O fato da escola Estadual José Aparecido Ribeiro não atender mais turmas de 5ª série é decorrente da falta de espaço físico. Uma portaria da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) determina um máximo de 30 alunos por sala. O regime de estudo também mudou, era de seriação e agora passou a ser ciclado, com isso a escola decidiu assumir apenas o terceiro ciclo do ensino fundamental, compreendido pela 6ª, 7ª e 8ª séries, além do ensino médio. Os dois primeiros ciclos, compreendidos entre a classe de alfabetização e a 5ª série, são assumidos pelo município.

No ano passado a Secretaria Municipal contabilizou um total de 3.175 alunos em sala de aulas, sendo que 757 da educação infantil, 2.314 do ensino fundamental e 104 no ensino médio (Técnico Agrícola).

Transporte – Para os alunos que dependem do transporte escolar o cadastro dos mesmos está sendo feito pelas monitoras dos ônibus, que atualmente circulam em 23 linhas no interior do município. Tanto o cadastro quanto o transporte é oferecido gratuitamente aos alunos no período vespertino através da Prefeitura Municipal em parceria com os governos Federal e Estadual.





Fonte: Só Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243226/visualizar/