Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Terça - 06 de Fevereiro de 2007 às 16:02

    Imprimir


O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) definiu, nesta terça-feira, a política de segurança para o Carnaval 2007. Ao todo, 3.400 homens atuarão nos 141 municípios do Estado durante o feriado prolongado do Carnaval. Serão 800 policiais civis, 2 mil militares e 600 bombeiros. As ações serão concentradas nos municípios onde há a tradição de realização de carnaval popular. Neste locais, ocorrem maior aglomerado humano, haverá reforço integrado do policiamento.

Serão desenvolvidas operações especiais em pelo menos sete municípios da Baixada Cuiabana que realizam festas populares: Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço e Poconé.

Em Chapada e Santo Antônio (municípios que registram o maior número de visitantes durante o Carnaval), a Polícia Judiciária Civil montará delegacias de polícia móveis, na avenida principal em Santo Antônio e na praça de Chapada dos Guimarães, visando facilitar o atendimento das ocorrências para a população. Nos dois municípios, haverá ainda a atuação do Grupo de Operações Especiais (DOE) e da Gerência de Repressão a Seqüestros e Investigações Especiais (GREASE), respectivamente.

A Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado (POLITEC) também terá uma unidade móvel de perícia, dotada de um laboratório de drogas e de identificação criminal.

Capital - O planejamento do carnaval da Capital também já está fechado. Em Cuiabá, o carnaval popular acontecerá em 10 pontos públicos abertos (Osmar Cabral, Pedra 90. Tijucal, Parque Cuiabá, Planalto, CPA II, distrito da Guia, Morada do Ouro, Jardim Vitória, Porto), além de dois pontos fechados: o clube feminino, onde acontecerá o Grito Rock e o estádio do Verdão, onde ocorrerá o 21º Vinde e Vede, evento promovido pela Igreja Católica que reúne uma grande concentração de pessoas.

De acordo com o secretário de Cultura de Cuiabá, Mário Olímpio, cerca de 100 mil pessoas devem passar por esses pontos públicos durante o carnaval (nessa estimativa não estão incluídos os públicos do Vinde Vede, que ano passado reuniu cerca de 30 mil pessoas, e do Grito Rock).

Interior - No interior, 100% do efetivo da Polícia Civil atuará no período do carnaval. "Através das 12 regionais, garantiremos a presença do efeito da Polícia Civil em ação em todos os municípios durante o carnaval", garante o diretor geral adjunto da Polícia Civil, Marcos Aurélio Veloso.

O GGI é um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem. O Gabinete é uma das prerrogativas do Plano Nacional de Segurança Pública e foi instituído no Estado em agosto de 2003.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243684/visualizar/