Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 06 de Fevereiro de 2007 às 06:34

    Imprimir


A deputada federal Thelma de Oliveira, viúva de Dante, afirmou que os eventos de hoje realizados pela Prefeitura de Cuiabá e por familiares representam uma justa homenagem ao ex-governador. Thelma destaca que, apesar de ser lembrado como o homem das Diretas-Já, co-responsável por um dos episódios mais importantes da história recente do país, Dante também foi um político que se preocupou com o ser homem e o trabalhador simples.

"Essas homenagens são mais que justas. No caso da Avenida dos Trabalhadores, que passará a se chamar Dante de Oliveira, ela foi feita porque ele se preocupava com os moradores e os trabalhadores daquela região. Essa é uma imagem que ficará para sempre", ponderou Thelma.

Dante ingressou na política em 1982, quando foi eleito deputado federal pelo MDB. Ficou conhecido nacionalmente em 83, ao propor a Emenda Constitucional nº 5, que acabou rejeitada em plenário, mas despertou o país para a redemocratização.

Jovem, Dante virou um símbolo de luta pelas eleições direta, ao lado de figuras como Tancredo Neves e Ulisses Guimarães. A emenda constitucional foi redigida pelo seu pai, Sebastião de Oliveira, ex-deputado constituinte de 1946 pela UDN.

Com a proposta de Dante, que se diferenciou das demais por causa da mobilização popular gerada com apoio de Ulisses Guimarães, Tancredo Neves derrotou Paulo Maluf e se tornou o primeiro civil eleito para a Presidência da República após o golpe de 1964. (TM)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/243875/visualizar/