Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 03 de Fevereiro de 2007 às 17:00

    Imprimir


Uma campanha para estimular a adoção de hábitos saudáveis para prevenção do câncer será lançada amanhã (4), no Brasil e outros 85 países. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a iniciativa terá como foco a conscientização de crianças e deve ser desenvolvida até 2012.

A União Internacional de Controle de Câncer estipulou o dia 4 de fevereiro como data mundial de prevenção da doença.

No Rio de Janeiro, haverá mobilização na Praia de Copacabana. Profissionais de saúde vão distribuir folhetos e prestar esclarecimentos à população sobre a doença.

O coordenador de Prevenção e Vigilância do Inca, Ronaldo Corrêa, alerta para a importância do diagnóstico precoce. "Quando os serviços de saúde têm estratégias para detectar o câncer em seu estágio inicial, as expectativas do tratamento e as chances de cura aumentam muito", afirmou.

No Brasil, iniciativas voltadas para infância e adolescência são desenvolvidas pelo Inca através do programa Saber Saúde, que visita escolas em todo o país para estimular alimentação adequada, prática de atividades físicas e combater o tabagismo, consumo de álcool e exposição excessiva ao sol, fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

De acordo com o Inca, o projeto já foi levado a mais de 13 mil escolas e 2,3 milhões de alunos.

Dados do Ministério da Saúde apontam que anualmente quase 500 mil novos casos de câncer, de vários tipos, são registrados no Brasil e 130 mil pessoas morrem. É a segunda doença que causa mais mortes, perdendo apenas para as cardiovasculares.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/244271/visualizar/