Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 03 de Fevereiro de 2007 às 15:19

    Imprimir


Confrontos entre as facções rivais Hamas e Fatah prosseguem na faixa de Gaza neste sábado, apesar de um acordo de cessar-fogo decretado no início desta semana.

Os dois grupos declaram trégua na terça-feira (30), mas o pacto durou apenas três dias.

Ontem, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e o líder do Hamas em Damasco, Khaled Mashal, selaram um novo cessar-fogo imediato.

A violência entre os dois grupos, que começou na quinta-feira (1), matou ao menos 25 palestinos e feriu outros 250, segundo o porta-voz do escritório de Abbas, Abu Rudeineh.

Renovados confrontos eclodiram hoje na Cidade de Gaza. Homens armados ligados a Fatah atacaram o prédio do Ministério da Agricultura, vasculhando escritórios e roubando computadores e documentos, segundo o ministro da Agricultura, Mohammed al Agha.

Membros do Fatah também subiram no telhado do prédio e atiraram, segundo Al Agha.

Confrontos também ocorreram perto da sede de segurança nacional, dominada pelo Fatah, e da Universidade Islâmica, bastião do Hamas que foi cenário de batalhas nos últimos dois dias.

A ruas da Cidade de Gaza permanecem vazias neste sábado. As escolas ainda não foram reabertas, forçando cerca de 200 mil estudantes a permanecer em casa devido à violência.

Pouco depois do anúncio do cessar-fogo, nesta sexta-feira, uma granada foi lançada contra o Ministério do Interior, administrado pelo Hamas, e morteiros atingiram um complexo das forças de segurança leais a Abbas.

Grupos armados atiraram contra o veículo que transportava o general Burhan Hama, o chefe da delegação egípcia de segurança na faixa de Gaza. Vítimas

Ao menos 17 pessoas morreram ontem, durante o que se tornou um dos piores dias da disputa por poder entre as duas facções, que dura meses. Entre os mortos, há quatro crianças.

Membros do Hamas atacaram a sede de uma rádio pró-Fatah em Gaza hoje. Ambulâncias foram atingidas na troca de tiros, e homens armados se confrontaram nas ruas.

Cerca de 50 homens da guarda presidencial ligada ao Fatah, partido do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, cercaram o prédio do ministério do Interior nesta manhã, trocando tiros com membros armados do Hamas.

Ao redor da Cidade de Gaza, integrantes do Hamas lançaram morteiros contra uma base de treinamento do Fatah. As ruas de Gaza ficaram vazias, cercadas por escombros de ataques.

Apenas homens das forças de segurança, com granadas de mão e roupas pretas, eram vistos nas ruas.

A onda de violência forçou milhares de moradores a se esconderem em casa para fugir do fogo cruzado.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/244296/visualizar/