Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 02 de Fevereiro de 2007 às 19:31

    Imprimir


Um medicamento usado para combater a impotência se mostrou eficaz no tratamento dos danos causados por derrames cerebrais, uma das principais causas de morte nos países desenvolvidos. Dirigido por Alfredo Martínez, uma equipe de cientistas do Instituto Espanhol de Neurobiologia Ramón e Cajal realizou um teste com ratos para comprovar a eficácia do medicamento.

O remédio é rico em óxido nítrico, um vasodilatador comum no tratamento contra a impotência, mas que também foi testado para tratar outras doenças cardíacas. O estudo, publicado pela revista International Journal of Molecular Medicine, demonstra pela primeira vez a capacidade dos doadores de óxido no tratamento de doenças isquêmicas do sistema nervoso central.

Geralmente, o derrame cerebral consiste na oclusão de um vaso sangüíneo, que interrompe o fluxo de sangue a uma região específica do cérebro, que fica privada de oxigênio e nutrientes. Se a irrigação sangüínea não é restabelecida imediatamente, a zona afetada sofre morte celular e, dependendo da área implicada, provoca perdas das funções coordenadas por essa área do cérebro. Por isso, é fundamental tratar os pacientes o mais rapidamente possível, porque é impossível regenerar o tecido morto.

O óxido nítrico, segundo o trabalho dos cientistas espanhóis, pode ser útil para o tratamento da isquemia, além de complementar os atuais, que se baseiam em medicamentos anticoagulantes. A equipe de Alfredo Martínez usou ressonâncias magnéticas para estudar a extensão do edema citotóxico, que produz a falta de oxigênio no cérebro. O óxido nítrico foi capaz de reduzir os efeitos fisiológicos e bioquímicos induzidos pela isquemia cerebral em um modelo experimental.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/244504/visualizar/