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Economia
Quarta - 31 de Janeiro de 2007 às 07:49

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Os consumidores de Sorriso estão receosos de comprar a prazo neste início de ano e fazer muitas dívidas. É o que demonstra o relatório do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) levantados pela ACES - Associação Comercial e Empresarial de Sorriso. Enquanto que em dezembro, o sistema registrou mais de 3 mil consultas locais, neste primeiro mês do ano foram 1.755.

O número de consumidores que foram incluídos no sistema e tiveram restrição ao crédito (SCPC) também foi baixo: 255. Dos que já estavam inadimplentes, 405 conseguiram "limpar o nome" e sair da lista.

No ano passado, a inadimplência em Sorriso caiu 3% em relação ao ano anterior. O número de consumidores que conseguiu se reabilitar e sair da lista negra, quitando os débitos, foi de 8.964 em 2006 - quase o dobro do número de regularizações de 2005, que ficou em 4.848. Só Notícias apurou que o número de consultas ao sistema, considerado um termômetro das vendas à prazo, uma vez que o comerciante verifica a situação do cliente interessado em parcelar suas compras, aumentou no ano passado.

De 19.203 consultas em 2005, o número passou para 27.250, de janeiro a dezembro do ano passado. Os meses de maiores vendas à prazo para o comércio sorrisense foram janeiro, dezembro, novembro, fevereiro e agosto (pela ordem de maior procura).





Fonte: Só Notícias

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