Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 30 de Janeiro de 2007 às 09:43

    Imprimir


A Brasil Telecom não vai fazer a conversão de pulso para minutos na telefonia em mais de 700 localidades espalhadas pela área onde atua, composta por nove Estados e Distrito Federal. A empresa informou que fará a conversão em mais de 3.000 localidades.

As áreas que deixarão de ter a conversão representam cerca de 2% dos clientes da empresa. É considerada localidade a cidade ou região com mais de 300 habitantes.

Nesses casos, a empresa poderá cobrar a assinatura e as ligações interurbanas e para celular e ficará proibida de cobrar pulsos excedentes aos previstos na franquia da assinatura.

A Telemar informou que fará a conversão em mais de 6.000 localidades. A empresa não disse, no entanto, quantas não terão a conversão. Cerca de 97% dos terminais serão atingidos pela migração, o que soma 14 milhões. Os 3% que devem continuar com a cobrança por pulso devem representar aproximadamente 433 mil terminais nos 16 Estados onde atua.

A Telefônica informou que fará a conversão no sistema, de pulso para minutos, nos 622 municípios paulistas onde a empresa atua. No total, a Telefônica tem 12,4 milhões de linhas em serviço.

Segundo previsão da Abrafix (Associação Brasileira de Concessionárias do Serviço Telefônico Fixo Comutado), o sistema de pulsos será mantido para cerca de 3% dos 40 milhões de assinantes da telefonia fixa em todo o país.

Isso porque as empresas terão a opção de manter o sistema de pulsos nas localidades onde o tráfego de ligações entre telefones fixos é pequeno, e não é viável fazer os investimentos necessários à conversão para minutos.

As empresas devem enviar para a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), até esta quarta-feira, a relação das cidades que terão ou não a migração. A conversão começa em março e deve estar concluída até 31 de julho.

Até o dia 12 de fevereiro, as empresas deverão enviar a todos os clientes uma notificação sobre as mudanças, explicando as mudanças e diferenças entre os planos.

Custo

A conversão das chamadas telefônicas de pulsos para minutos vai custar às operadoras de telefonia fixa cerca de R$ 1 bilhão. Este é o valor investido pelas concessionárias nos últimos três anos para adaptar as redes ao novo sistema de cobrança das ligações telefônicas, segundo a Abrafix.

Metade desse investimento foi feita nos últimos seis meses, com a implantação de equipamentos que identificam e medem o tempo de duração das chamadas, reprogramação de software de cada uma das 8 mil centrais telefônicas, alterações nos sistemas de faturamento e adaptação dos sistemas de atendimento aos usuários.

De acordo com a Abrafix, o serviço de telefonia trafega cerca de 5 bilhões de chamadas por mês somente entre telefones fixos.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/244755/visualizar/