Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 29 de Janeiro de 2007 às 15:28

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez hoje (29) um relato, durante reunião de coordenação política, sobre a participação do Brasil no Fórum Econômico de Davos, na Suíça.

De acordo com a Secretaria de Imprensa e Porta-Voz da Presidência da República, Lula considerou a viagem positiva e demonstrou otimismo com a possibilidade de reabertura das negociações da Rodada de Doha na Organização Mundial do Comércio (OMC).

O presidente passou pouco mais de 24 horas em Davos. Chegou no dia 25 às 15 horas e retornou ao Brasil às 20 horas do dia seguinte (horário local). Nesse período, Lula – único chefe de estado sul-americano presente ao fórum - participou de plenárias sobre a erradicação da fome e sobre a América Latina e teve reunião política com líderes mundiais para impulsionar a Rodada Doha.

Aproveitando a presença de mais de mil executivos de grandes corporações entre os 2,4 mil participantes do fórum, o presidente fez um apelo para que os empresários pressionem seus governos pelo destravamento da atual rodada de negociações da OMC, parada desde julho de 2006, por entraves na área agrícola – regras mais justas no comércio internacional proporcionariam possibilidades de desenvolvimento ao países mais pobres do planeta.

Lula também fez um balanço das ações sociais de seu governo, defendeu a integração sul-americana e teve audiências com o presidente mexicano, Felipe Calderón, e com primeiro-ministro britânico, Tony Blair.

A agenda do presidente nesta sua terceira ida a Davos incluiu, ainda, reuniões privadas com executivos de grandes corporações como Google, Citigroup e Coca-Cola, encontro informal com cerca de 80 empresários do mundo todo. Nesses encontros, ele falou sobre as novas perspectivas de investimentos no Brasil a partir do recém lançado Programa de Aceleração do Crescimento.

Durante a reunião desta segunda-feira, o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, também fez um relato da participação do Brasil no Fórum Social Mundial, no Quênia (África).

Dulci considerou positiva as apresentações brasileiras e ressaltou o interesse dos participantes estrangeiros em conhecer a política pública do Brasil e a experiência do governo brasileiro no diálogo com a sociedade.

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, também participaram da reunião de coordenação.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/244920/visualizar/