Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 29 de Janeiro de 2007 às 05:50

    Imprimir


SÃO PAULO - Pesquisas realizadas na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostram dados positivos sobre o consumo de cigarros no país. De acordo com os pesquisadores, os adolescentes estão fumando menos e o índice de consumo no Brasil parou de crescer.

Conforme dados da pesquisa, divulgados pela Agência Brasil, 32,7% dos estudantes entre 12 e 18 anos experimentaram cigarro em 1997 (antes do fim da propaganda de cigarro). Já em 2004, o índice caiu para 21,7%. A queda foi observada em sete capitais: São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte e Belém. Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife não apresentaram melhora.

Outro estudo - 2º Levantamento Domiciliar sobre uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil -, feito em dez mil domicílios do país com a população de 12 a 65 anos, mostra que o consumo do produto se estabilizou nas 108 cidades pesquisadas, entre 2001 e 2005.

No primeiro levantamento 41,1% declararam já ter feito uso de cigarro, número que passou para 44% no estudo seguinte. Para os pesquisadores, "estatisticamente não há diferença, estando dentro da margem de erro da amostragem”, o que significa que os dados se estabilizaram.

O número dos que se declararam dependentes do fumo também se manteve estável, passando de 9% para 10,1%.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem cerca de 35 milhões de fumantes. A maioria (90%) começou a fumar antes dos 19 anos.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/245124/visualizar/