Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 27 de Janeiro de 2007 às 16:09

    Imprimir


Autoridades municipais e estaduais definem pauta de reivindicações a ser engregue ao governador Blairo Maggi e à bancada federalk de Mato Grosso

Mais de 40 prefeitos do norte e noroeste de Mato Grosso definiram nesta sexta-feira (26), em Sinop, uma pauta de prioridades para essas regiões, a ser entregue ao governador Blairo Maggi e à bancada federal de Mato Grosso.

As reivindicações foram feitas durante reunião inflamada, preparatória para o seminário “Nortão: Dificuldades, Desafios e Soluções”, a ser realizado no dia 9 de fevereiro, também no auditório do Senai de Sinop.

Da pauta, constam os seis pontos pré-definidos pela comissão organizadora do evento, composta pelos deputados estaduais José Riva e Dilceu Dal’Bosco e pelo prefeito de Sinop, Nilson Leitão.

“Hoje começa o grito de alerta do Nortão de Mato Grosso e já pudemos ver que esse debate mexeu com o brio dos prefeitos” afirmou Leitão.

O deputado José Riva, Primeiro-Secretário da Assembléia Legislativa, disse que a iniciativa representa um esforço do legislativo mato-grossense para buscar alternativas para as desigualdades regionais. “Estamos vindo na base ouvir a sociedade”, afirmou.

As prioridades serão entregues na próxima semana pela comissão ao governador Blairo Maggi e aos deputados e senadores de Mato Grosso. Eles confirmaram presença no seminário do dia 9.

“Vamos fazer uma compilação de tudo que foi discutido nessa reunião, fazer um resumo desses problemas e entregar ao governador para que, no dia do seminário, ele possa, quem sabe, já apresentar alguma solução”, apontou Riva.

Os seis temas sugeridos na reunião, e acatados por unanimidade pelos prefeitos em Sinop, são: BR-163; Amazônia Legal, Código Florestal e Medida Provisória 2166; Regularização Fundiária Rural e Urbana; Conflito de Gestão entre Ibama e Sema; Barreira Imposta Pelo Mercado Comum Europeu à carne mato-grossense; e o Futuro da Indústria Madeireira (pauta da madeira).

Todos os prefeitos presentes ao encontro tiveram a oportunidade de opinar sobre a pauta e, inclusive, acrescentaram outras reivindicações que também serão encaminhadas ao governado do Estado e demais autoridades na semana que vem.

“Uma outra discussão muito importante que foi levantada aqui, na reunião, foi sobre o sistema de distribuição de energia elétrica”, apontou o deputado Dilceu Dal’Bosco.

Os problemas enfrentados em decorrência da demora na conclusão do asfaltamento da BR-163 até Santarém, no Pará, e a estagnação causada pela crise do setor madeireiro, foram os pontos mais enfatizados pelos prefeitos descontentes.

“O problema é que nós aceitamos tudo. Se vem uma Operação Curupira, nós aceitamos; se vem uma Operação Kayabi, nós aceitamos; e assim vai ser sempre se não fizermos alguma coisa, pois estamos sendo covardes”; admitiu o prefeito de Porto dos Gaúchos, Rivelino Trevisan, para quem, além da conclusão da BR-163, há também “o caos na MT-338, que o governo prometeu e ainda não mexeu”.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/245316/visualizar/