Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 27 de Janeiro de 2007 às 08:26

    Imprimir


Entre os dias 27 de janeiro e dois de fevereiro, a União Nacional dos Estudantes (UNE) promove a 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura, no Rio de Janeiro. Com o tema "Brasil-África: um rio chamado atlântico", o evento vai reunir cerca de 15 mil jovens. Será um grande festival cultural, com debates, mesas-redondas, shows, teatro, dança, oficinas, palestras, além da maior mostra universitária do país com trabalhos de estudantes de todo Brasil nas áreas de artes cênicas, cinema e vídeo, artes visuais, música, literatura, e ciência e tecnologia.

Entre os convidados já estão confirmados o ministro da Cultura Gilberto Gil, o ator Milton Gonçalves, o músico Naná Vasconcelos e o escritor angolano Ondjaki, que volta ao Brasil após ter sido atração da última Flip, em Parati.

O Ponto de Cultura Cuca Araguaia coordenou as inscrições de trabalhos em Mato Grosso. Foram percorridas ao todo sete cidades e várias universidades em um processo de mobilização que começou logo após o lançamento da Bienal em agosto. Seis ônibus devem levar a caravana de Mato Grosso para o Rio de Janeiro.

Foram 141 trabalhos inscritos em todas as áreas da Mostra Universitária. O Cuca Araguaia comemora o fato de Mato Grosso ter sido o segundo com maior número de trabalhos inscritos na V Bienal da UNE. O Estado ficou atrás apenas de Minas Gerais que inscreveu 142 trabalhos.

"É o resultado de um trabalho bastante dedicado. Nossa sede é na UFMT no Médio Araguaia, mas recentemente fundamos um núcleo em Rondonópolis. Cuiabá deve ser o próximo", comenta Alexandre Rauh, um dos coordenadores do Cuca.

Como resultado desse trabalho, a coordenadora do Cuca, Sheila de Paula, foi responsável pela mostra de literatura da Bienal, coordenando todos os trabalhos desde a programação até a curadoria e montagem do livro da mostra. O grande desafio durante a Bienal é o Café Literário, espaço de debates e mostra da produção literária lusofônica, com participação de convidados de destaque como o escritor angolano Ondjaki.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (66) 8402.1882, com Alexandre Rauh.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/245459/visualizar/