Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 26 de Janeiro de 2007 às 05:44

    Imprimir


No percentual de área da Amazônia desmatada em relação ao território, o Estado com maior índice é o de Rondônia, com 28,50%. O que tem a menor proporção de desmatamento é o Tocantins. O Pará é o que tem a maior área desmatada na região, com 207.085,5 quilômetros quadrados.

As informações estão no primeiro trabalho impresso de mapeamento da Amazônia, desde 1996. Pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) levaram uma década para concluir os dez mapas temáticos, produzidos como subsídio para a elaboração do Mapa Integrado dos Zoneamentos Ecológico-Econômicos dos Estados da Amazônia Legal (ZEEs). O ano base de referência dos mapas é 2003, com exceção do mapa de zoneamento ecológico-econômico, que está mais atualizado.

"É a primeira vez que se tem a consolidação de dados sobre a Amazônia, juntando as diferentes informações num mesmo mapa, e isso é muito importante para o processo de planejamento da região amazônica. Esse planejamento ficará em cima dos ZEEs, que vêm sendo feitos pelos diferentes estados", explicou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Os ZEEs têm função normativa e permitem o planejamento territorial da região amazônica. No mapa em que todos os ZEEs aparecem integrados, a Amazônia Legal está dividida em áreas com estrutura produtivas definida ou por definir, áreas que precisam ser recuperadas ou reordenadas, além de áreas consideradas frágeis, áreas onde há manejo florestal e áreas de proteção ambiental que já existem ou foram propostas.

Além de ser um elemento de monitoramento, fiscalização e aplicação da lei, por meio dos zoneamentos podem ser propostas alternativas de uso sustentável dos recursos naturais e do aproveitamento das potencialidades sociais e econômicas de cada estado, respeitando as peculiaridades regionais.

A Amazônia Legal tem uma extensão de aproximadamente 5 milhões de quilômetros quadrados, constituindo 59% do território brasileiro. A área desmatada, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), é superior a 660 mil quilômetros quadrados, aproximadamente 13% da floresta da Amazônia Legal.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/245814/visualizar/