Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 26 de Janeiro de 2007 às 05:00

    Imprimir


Pelo menos 51 pessoas morreram e milhares contraíram dengue este mês na Indonésia, informou hoje o jornal local "The Point", enquanto a imprensa da Malásia registra 13 vítimas no país.

A ministra da Saúde, Siti Fadilah, anunciou sua preocupação com a expansão da doença. "A estação de chuvas atrasou este ano, e temo que isto seja apenas o princípio", comentou.

Erna Tresnaningsih, diretora de Doenças Transmissíveis do Ministério, informou que mais de 3 mil pacientes de dengue foram hospitalizados. O número de mortes pode aumentar nos próximos dias.

"Vários hospitais informaram que não dispõem de leitos. Estamos reunindo informação das províncias para enviar mais recursos", disse Tresnaningsih.

"Fomos forçados a pôr os pacientes nos corredores, porque não temos lugares para todos", declarou ao jornal "The Jakarta Post" um porta-voz do hospital de Gunung Jati, na cidade de Cirebon (Java Ocidental), onde o dengue é endêmico.

Segundo os especialistas, o número de casos continuará aumentando enquanto durar a temporada de chuvas, que vai até março. O mosquito "Aedes aegypti", que transmite a doença, se multiplica nesta época do ano, sobretudo nos lugares que acumulam água e onde as condições de higiene são precárias.

Na Malásia, as autoridades também tentam conter um surto de dengue, que causou 13 mortes desde o início de janeiro, informou hoje a imprensa local, citando fontes oficiais.

Segundo o Ministério da Saúde, 11 pessoas morreram no estado de Selangor, ao sul do país, duas em Kuala Lumpur, a capital, e as restantes no estado de Negeri Sembilan.

Apenas na semana passada, as autoridades malaias contabilizaram 1.423 casos de dengue, metade em Selangor.

O dengue hemorrágico é endêmico na maior parte da zona do sul e do sudeste da Ásia.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/245826/visualizar/