Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 25 de Janeiro de 2007 às 08:28

    Imprimir


Na tentativa de reduzir o poder do PT e do PMDB na Câmara, que elegeram as duas maiores bancadas da próxima legislatura, o PSDB e o PFL buscam alianças com partidos menores. Essas alianças, se concretizadas, podem tirar dos partidos aliados do governo cargos de comando na Casa Legislativa.

A Folha Online apurou que lideranças do PMDB e PT estão atentas ao movimento do PSDB e PFL e preparam-se para contra-atacar as articulações dos oposicionistas.

O PSDB, por exemplo, já iniciou as conversas com o PPS para a formação de um bloco parlamentar que pode reunir até 88 deputados --cinco a mais que a bancada do PT, que elegeu 83 parlamentares. O assunto vem sendo tratado sigilosamente para não estimular movimentos de outras legendas, mas um estudo já foi elaborado pelo PPS indicando dois cenários.

O primeiro cenário, leva em conta um bloco integrado pelo PPS-PSDB. Neste caso, as legendas teriam direito a dois cargos na Mesa Diretora da Câmara --a 1ª vice-presidência e a 3ª Secretaria --além da presidência de três comissões e a liderança da minoria. Sem o bloco, o PPS não teria direito a cargos na Mesa e o PSDB, somente uma vaga.

O segundo cenário inclui no bloco o PTC e o PT do B, o que totalizaria 92 deputados. Esse número tornaria o bloco a maior força política da Casa, superando inclusive o PMDB, que elegeu 89 deputados.

Liderança da maioria

A união também permite aos partidos as primeiras duas escolhas na Mesa Diretora, hoje garantidas ao PT e PMDB, além da liderança da maioria, a presidência de quatro comissões --entre elas a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), a mais visada pelos partidos.

"Há um interesse, mas não há nada formalizado. O tema já veio à baila, mas não iniciamos a conversa na bancada", disse o novo líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Carlos Pannunzio (SP).

O deputado afirmou que vai levar o assunto para a reunião da Executiva do PSDB que será realizada nesta quinta-feira, em Brasília.

No PPS, a avaliação é que a partir do momento em que deputados contrários à aliança com os tucanos perceberem que o partido se tornará a segunda maior força na Câmara, o bloco poderá se viabilizar.

"Na política, tudo é possível, mas essa é uma conversa difícil. Por enquanto são conversas informais, temos que consultar a bancada. Teremos um bloco que será a segunda maior força da Casa", disse o líder do PPS na Câmara, deputado Fernando Coruja (SC).

PFL

O PFL também articula formar um bloco com o PTC --partido do deputado eleito Clodovil Hernandez (SP). A Folha Online apurou que o acordo vem sendo costurado pelo presidente do partido, senador Jorge Bornhausen (PFL-SC).

A intenção dos pefelistas é ultrapassar a bancada do PSDB, que elegeu 66 deputados, contra 65 do PFL. O bloco contaria com 68 parlamentares, uma vez que o PTC elegeu três deputados para a Câmara.

Com esse arranjo, o PFL passaria a ser o terceiro da fila a escolher o cargo que ocupará na Mesa Diretora, tomando o lugar que atualmente é do PSDB --o que pode inviabilizar a tentativa dos tucanos de ocupar a 1a. vice-presidência.

Bloco do PC do B e PSB

Até agora, o único bloco parlamentar consolidado para a próxima legislatura é integrado pelo PC do B e PSB. A união garantiu ao bloco uma vaga de titular na Mesa Diretora e tirou do PT um cargo de titular no comando da Câmara. Juntos, os dois partidos somam 40 deputados.

O bloco ainda pode crescer porque há conversas para atrair o PDT, PV, PMN, PAN e PHS --o que traz a soma de 83 parlamentares. O presidente do PDT, Carlos Lupi (RJ), admitiu que a proposta está em estudo, mas considerou que a formação de um bloco não pode visar apenas à disputa por espaço na Câmara.

A Folha Online apurou que o interesse desses partidos é mostrar ao governo que eles também têm força no Congresso, e que as cartas não estão apenas nas mãos do PMDB e do PT.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/246043/visualizar/