Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 21 de Janeiro de 2007 às 14:31

    Imprimir


O Mercado Internacional de Discos e Edição Musical (Midem) começa hoje em Cannes, no sudeste da França, com a intenção de explorar não só as novas tendências da música no mundo todo, mas também os caminhos para um negócio cujas vendas vivem vive um momento difícil.

É a 41ª edição do evento, a maior feira da indústria musical, com a presença de centenas de companhias e sociedades de autores. Entre os dias 21 e 25, Cannes mostrará as ofertas de várias companhias, sobretudo as independentes. Seu palco vai receber grupos e artistas dos cinco continentes, do pop à música clássica.

Ao mesmo tempo, seus promotores organizaram uma série de seminários buscando idéias para promover um negócio em crise. A tendência dos últimos anos mostra a fraqueza do setor, sobretudo em áreas como o CD, afetado pela pirataria.

Analistas da indústria vão debater possíveis formas de ampliar os negócios, como a música para videogames, telefones celulares, séries de televisão e publicidade.

Dados divulgados há poucos dias pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) revelam que as vendas legais de música digital duplicaram em 2006, dando um lucro de cerca de 1,5 bilhão de euros (R$ 4,14 bilhões), 10% do total do mercado.

Web

Um tema de grande interesse é a venda on-line de música. As empresas cada vez mais recorrem à modalidade, conseqüência do crescimento da internet e do comércio eletrônico em geral.

Como nos últimos anos, o Midem vai examinar os avanços no mundo todo em favor da proteção dos direitos autorais, graças às legislações nacionais e às iniciativas internacionais.

A edição deste ano ainda comemora o acordo extrajudicial de meados de 2006 nos Estados Unidos, pelo qual a companhia que distribui o programa Kazaa, que permite baixar músicas e filmes através da internet, se comprometeu a pagar uma indenização à indústria do entretenimento.

Entre os países que terão seu próprio pavilhão estarão Brasil, Argentina, Cuba e Espanha.

Paralelo ao Midem, começou ontem em Cannes o Midemnet, um fórum dedicado às novas tecnologias que mostra os avanços no setor, caracterizado pelo forte desenvolvimento.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/246984/visualizar/