Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 19 de Janeiro de 2007 às 16:43

    Imprimir


Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7554/06, do deputado Bernardo Ariston (PMDB-RJ), que cria o Selo de Qualidade Ambiental (SQA). Conforme a proposta, o selo será concedido pelo Ministério do Meio Ambiente a empresas que desenvolvam suas atividades de maneira correta do ponto de vista ambiental, segundo os princípios do desenvolvimento sustentável.

De acordo com o projeto, os padrões e critérios para a concessão do SQA serão estabelecidos em regulamento pelo ministério. Uma comissão composta por representantes do governo e da sociedade civil deverá avaliar a possibilidade de outorga do selo ou a sua cassação, com base no cumprimento das leis ambientais.

Os interessados em receber o selo deverão se cadastrar junto ao ministério e fornecer, no prazo estipulado, todas as informações solicitadas sobre as atividades que desenvolvem.

O autor da matéria argumenta que a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6938/81), que vigora há 25 anos, tem sido insuficiente para a resolução dos problemas ambientais brasileiros, apesar de ter implantado o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).

Demanda Segundo Ariston, isso se deve à grande demanda por recursos humanos e financeiros para as atividades de avaliação de projetos e fiscalização de empreendimentos, que não consegue ser suprida em nenhuma das três esferas de governo. "Além da avaliação de impacto ambiental e do licenciamento, existem outros mecanismos econômicos, de caráter voluntário, que podem incentivar o setor produtivo a praticar o desenvolvimento sustentável", destaca o parlamentar.

O deputado cita iniciativas da sociedade civil que promovem o respeito ao meio ambiente, como o Prêmio Ford de Conservação Ambiental, Prêmio Expressão Ecologia, Prêmio Melhores Práticas Ambientais do Nordeste, e o Prêmio Super Ecologia, promovido pela revista Superinteressante, entre outros. Lembra também que alguns estados brasileiros editaram leis instituindo o Selo Verde como certificado de qualidade ambiental. São os casos, por exemplo, do Rio de Janeiro (Lei 1844/91), Paraná (11450/96), Amapá (363/97), Pará (6251/99), Mato Grosso (7851/02), Ceará (13304/03) e São Paulo (11878/05).

Tramitação O projeto foi apensado ao PL 707/03, do deputado Luiz Bittencourt (PMDB-GO), que institui o Selo Verde para atestar a qualidade dos produtos e suas origens e os cuidados com a proteção ao meio ambiente. As propostas tramitam em caráter conclusivo e serão analisadas pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.





Fonte: Agência Câmara

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247242/visualizar/