Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 19 de Janeiro de 2007 às 06:50

    Imprimir


O consumo de vinho em Mato Grosso cresceu consideravelmente em 2006, principalmente em Cuiabá, onde grandes redes de supermercados e franquias especializadas passaram a investir em informação e preços acessíveis para atrair novos clientes. Na Expand Store Cuiabá, por exemplo, foram vendidas 25 mil garrafas durante o ano passado, uma média de 70 garrafas por dia. Esse percentual foi 115% maior que as vendas de 2005.

“Estamos apostando na informação para desmistificar a bebida, pois muitos ainda acreditam que todos os vinhos de qualidade são caros e só combinam com clima frio”, afirmou Carlos Balbino, diretor da Expand. A loja oferece cursos a seus clientes e seus funcionários são treinados para indicar as melhores opções para cada ocasião. Somente no ano passado, mais de 800 pessoas receberam informações através de cursos e degustações realizados pelo programa Wine Education.

Segundo ele, o fator preço também tem sido fundamental para o aumento do consumo da bebida entre a classe C. “Temos vinhos premiados internacionalmente, como o Santa Julia Fuzion safra 2003, ao custo de R$ 19,90 a garrafa. Para quem está começando no mundo do vinho, o ideal é procurar o melhor custo-benefício”, afirmou. Ele destacou ainda a venda de clássicos no período, como o Romaneé Conti, cuja garrafa sai a R$ 2,9 mil.

A estratégia da rede de supermercados Comper também é oferecer produtos de boa qualidade a preços acessíveis, investindo sempre em degustações em suas lojas e palestras aos clientes.

“Ampliamos nossas adegas, com a diversificação de rótulos, e realizamos todos os anos um evento com palestras de enólogos da vinícola Aurora. O investimento está valendo, pois fechamos 2006 com crescimentos de 17% em relação a 2005, com mais de 90 mil garrafas vendidas”, afirmou Carlos Henrique Paes, gerente do Comper.

De acordo com levantamento da Expand Cuiabá, o perfil dos consumidores se ampliou rapidamente nos último dois anos. “Detectamos um acréscimo de 30% no consumo entre pessoas das classes B e C. Isso é muito significativo, pois em 2005 a maioria dos nossos clientes era da classe A”, afirmou Balbino.

Com a meta de continuar avançando na divulgação da cultura enogastronômica, a loja inaugurou há dois meses o Wine Bar, espaço destinado ao consumo de vinhos, queijos e frios, estes últimos importados. Para este ano, a expectativa da Expand Cuiabá é aumentar em 30% o número de clientes das classes B e C e ultrapassar a marca de 40 mil garrafas vendidas.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247469/visualizar/