Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 17 de Janeiro de 2007 às 16:04

    Imprimir


Rios, cachoeiras, cavernas, trilhas, paredões e morros, estes são alguns dos cenários disponíveis para aqueles que visitam Mato Grosso. Com árvores retorcidas e de pequeno porte, a primeira impressão é de uma paisagem agreste. No entanto, o cerrado é um dos biomas mais importantes do Brasil, berço das águas e palco ideal para a prática do turismo de aventura. Atividades como rafting, canoagem, bóia-cross, rally, jeep cross e rapel são praticadas nos municípios de Jaciara, Nobres, Chapada dos Guimarães e Primavera do Leste.

Em Jaciara, distante 144 quilômetros da capital Cuiabá, é possível desfrutar de muitas cachoeiras, entre elas a famosa Cachoeira da Fumaça. Banhada em sua maior parte pelo Rio São Lourenço, que nasce na Serra dos Coroados, Jaciara é a cidade ideal para a prática de rafting (utilização de bote inflável em um percurso no rio) - principal atividade turística desenvolvida no município.

Os circuitos da Cachoeira da Fumaça e do Cânion, no Rio Tenente Amaral, são os mais procurados. O primeiro dura em média duas horas e meia. O passeio é indicado para os turistas que gostam de um percurso mais tranqüilo, com poucas corredeiras. As quedas d’água são menores, com até quatro metros de altura. O segundo circuito tem um tempo de duração maior, uma média de quatro a cinco horas. É possível visualizar grandes paredões que ficam entre o Rio São Lourenço. A maior cachoeira desse percurso tem sete metros de altura. Os passeios custam a partir de R$ 20 por pessoa.

Além do rafting, quem visita Jaciara também tem a oportunidade de praticar rally, canoagem, kart e motocross. No Festival de Ecoturismo, realizado uma vez por ano na cidade, abre-se a temporada de esportes radicais de Jaciara. As provas são realizadas durante três finais de semana seguidos.

O rapel em Chapada dos Guimarães (67 quilômetros de Cuiabá) é feito nas cachoeiras. São quedas d’água que variam de 20 a 25 metros de altura, consideradas ideais para principiantes. Entre os roteiros de aventura está a descida de rapel na Cachoeira da Geladeira, onde o turista perde o fôlego com a ducha sobre a cabeça. Em Chapada, pratica-se também o arborismo (na Fazenda Aventura), trekking, (no Parque Nacional e no Morro de São Gerônimo) e paraglider (no Mirante).

Nobres, a 146 quilômetros da capital, é outro destino imperdível. Para as longas caminhadas, ter preparo físico é fundamental, mas existem também alternativas de roteiro. Grutas, cavernas e poços d’água fazem parte das riquezas naturais da região. São mais de trinta cavernas e lagos com águas cristalinas, perfeitas para um mergulho - modalidade de aventura em expansão no estado.

Já para os que preferem uma boa corrida sobre quatro rodas a dica é conhecer o município de Primavera do Leste (231 quilômetros de Cuiabá). O jeep cross predomina na região. A cidade sedia duas vezes por ano competições estaduais de jeep cross e uma vez por ano competições de rally. São mil metros de pista de barro, onde as provas duram o dia inteiro.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/247827/visualizar/