Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 16 de Janeiro de 2007 às 14:45

    Imprimir


Governadores e prefeitos vão se reunir, pela primeira vez, para discutir assuntos referentes ao Mercado Comum do Sul (Mercosul). Na próxima quinta-feira, no Hotel Intercontinental, no Rio de Janeiro, será instalado o Foro Consultivo de Governadores e Prefeitos do Mercosul, em evento paralelo à Cúpula de Chefes de Estado do bloco. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, deverão participar da solenidade de abertura.

A informação foi dada hoje, no Palácio do Planalto, pelo subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Vicente Trevas, que será o coordenador brasileiro no Foro Consultivo.

O Foro Consultivo foi criado em 2004, mas somente agora será instalado. O conselho terá o papel de “dinamizar e renovar a agenda política do Mercosul, assim como de aprofundar e pactuar os atores institucionais”, incluindo a sociedade civil. Os chefes dos executivos estaduais e municipais debaterão agendas de desenvolvimento regional e local, integrando os temas de interesse comuns nas regiões de fronteira que cobrem os países do bloco (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela).

Dois comitês vão compor o foro: um dos municípios e outro dos estados. Cada conselho terá nove representantes de cada país-membro. O Brasil indicou nove governadores (Binho Marques, do Acre; Eduardo Braga, do Amazonas; Jaques Wagner, da Bahia; Eduardo Campos, de Pernambuco; Paulo Hartung, do Espírito Santo; Sérgio Cabral, do Rio de Janeiro; Blairo Maggi, de Mato Grosso; Roberto Requião, do Paraná; e Yeda Crusius, do Rio Grande do Sul), além de representantes para o conselho municipal, formado por prefeitos e presidentes de associações nacionais de municípios.

“A criação do foro foi uma iniciativa do governo brasileiro, partindo da tese de que devemos consolidar a integração regional. Por isso, é importante envolver governadores e prefeitos de cada país-membro. O Mercosul, por exemplo, já tem um foro que agrega empresários. Agora teremos um foro consultivo de estados e municípios”, disse Trevas. “É importante que a população dos cinco países sinta que a integração não é só um movimento geopolítico, de grandes investimentos, mas que ela também terá ganhos em sua vida cotidiana”, completou.

Segundo Trevas, o foro consultivo se reunirá ao menos uma vez por semestre. Amanhã (17), a delegação brasileira fará o primeiro encontro, para definir pontos que serão tratados com as delegações dos países do bloco na quinta-feira(18).





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/248136/visualizar/