Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 16 de Janeiro de 2007 às 07:20

    Imprimir


Uma organização não-governamental da Grã-Bretanha comprou uma área de milhares de hectares no Pantanal com o objetivo de preservar a região. O terreno, que fica no norte do Paraguai, foi comprado pela ONG World Land Trust, que trabalha em colaboração com a associação paraguaia de proteção ambiental Guyra Paraguay. A reserva foi batizada de Sid Templer. Ela possui 3,6 mil hectares, mas há planos para expandir a área para dez mil por meio de novas aquisições.

A World Land Trust - que costuma investir em projetos semelhantes em outros países, como Brasil e Equador - será a dona da área, mas ela será administrada pela Guyra. Além do Brasil, Bolívia e Paraguai também abrigam partes do pantanal, uma das maiores áreas inundáveis do mundo.

Ameaça Grande parte da região está ameaçada devido ao desmatamento para obtenção de madeira ou para o desenvolvimento de atividades agrícolas, como a produção de soja.

Um estudo recente revelou que 17% da vegetação nativa do Pantanal já foi destruída. Na região vivem cerca de 3,5 mil espécies de plantas, 650 espécies de aves e centenas de espécies de mamíferos, répteis e peixes.

"Há muitos motivos para salvarmos o Pantanal", disse um dos coordenadores de Guyra, José Luís Cartes. "Um deles é todo o conhecimento que perderíamos se o Pantanal desaparecesse. Por exemplo, há mais de 300 espécies de peixe sobre as quais sabemos muito pouco".




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/248294/visualizar/