Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 13 de Janeiro de 2007 às 01:45

    Imprimir


A prática do bilingüismo permite retardar a senilidade (debilidade física e mental associada à idade ou a uma alteração prematura dos tecidos), sgundo estudo de um instituto canadense de pesquisa, cujos resultados foram revelados na quinta-feira. "Nós constatamos que falar duas línguas ao invés de uma está associado a um retardamento no desenvolvimento da senilidade", afirmou em um comunicado Ellen Bialystok, professor da Universidade de York.

Os cientistas descobriram que, entre o grupo de 184 pessoas estudadas e que acabavam de se consultar devido a problemas cognitivos, os sintomas de senilidade apareceu, em média, aos 71,4 anos entre as pessoas que falam apenas um idioma, e aos 75,5 anos entre os bilíngües.

Esta diferença existe mesmo quando levado em conta o nível educacial, o gênero e o meio social ou país de origem das 184 pessoas estudadas. Qualquer tratamento farmacológico não teve um efeito tão espetacular que a prática de dois idiomas, segundo pesquisadores canadenses que ressaltaram que os resultados são preliminares. Estes resultados serão publicados na edição de fevereiro da revista Neuropsychologia.

O estudo foi conduzido pelo Instituto de Pesquisas Rotman, um instituto de pesquisas associado à Universidade de Toronto.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/248803/visualizar/