Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 08 de Janeiro de 2007 às 16:25

    Imprimir


A execução do meio-irmão de Saddam Hussein, Barzan al-Tikriti, e do ex-juiz Awad al-Bandar, será realizada nos "próximos dias", afirmou o porta-voz do Governo iraquiano, Ali al-Dabbagh, que não especificou a data em que as penas serão cumpridas.

Dabbagh disse que as penas serão aplicadas "logo que algumas questões técnicas relacionadas com o processo da execução forem resolvidas".

O porta-voz acrescentou que os dois antigos colaboradores de Saddam "continuam sob custódia americana", e ressaltou que "uma vez que o Governo tome a decisão de executá-los, solicitará sua entrega" às autoridades iraquianas.

Saddam, Tikriti e Bandar foram condenados à morte na forca pelo Tribunal Penal Supremo iraquiano, que os considerou culpados pela morte de 148 xiitas na aldeia de Al Dujail, ao norte de Bagdá, depois um julgamento sumário realizado após uma suposta tentativa de assassinato contra o ex-ditador iraquiano, em 1982.

Tikriti era então o chefe dos serviços de espionagem, e Bandar era o chefe do Tribunal Revolucionário do Iraque, que condenou as 148 pessoas à morte.

Em 30 de dezembro, Saddam foi executado, cinco dias depois de sua condenação ser ratificada pelo Tribunal de apelação iraquiano.

A divulgação de imagens da execução do ex-ditador causou polêmica no mundo todo. No vídeo, ouvem-se alguns comentários pejorativos sobre Saddam, e a favor do clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/249861/visualizar/