Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 06 de Janeiro de 2007 às 08:16

    Imprimir


Pela primeira vez em 36 anos de história, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) abrirá um vestibular com vagas destinadas exclusivamente aos povos indígenas de Mato Grosso. As inscrições estarão abertas somente nas administrações e núcleos da Funai.

Seis vagas serão colocadas em disputa, nos cursos de Enfermagem (3) e Medicina (3). De acordo com a coordenadora de Políticas Acadêmicas da instituição, Myrian Serra, o processo atende a uma solicitação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

“A Funasa tem um cota de vagas a cumprir em um programa [Vigisus], que prevê a contratação de profissionais de saúde indígenas. Foi feito então um pedido formal à Universidade, que o aprovou em dezembro”, explica a coordenadora.

As vagas foram criadas dentro das novas turmas abertas no vestibular 2006 – cujo resultado será conhecido até o final de janeiro. Além das provas tradicionais, os candidatos terão de superar um exame oral, que irá avaliar a capacidade de expressão e compreensão do português.

“Todos os aprovados irão ingressar nos cursos junto com os demais alunos, sem qualquer distinção. Daí a necessidade dessa avaliação adicional”, explica. “Também iremos criar um programa de acompanhamento dos estudantes, que terá a participação da Funai”.

Segundo ela, o processo seletivo foi aberto em caráter pontual em função do pedido da Funasa e, por isso mesmo, não representa o início de uma política de cotas na UFMT. A possibilidade, contudo, vem sendo discutida.

Até março, anuncia, deverá será anunciada a proposta da instituição para o acesso de outras minorias. “Estamos discutindo a melhor forma de instituir uma política de acesso, que será então repassada à sociedade para discussão”.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/250298/visualizar/