Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 03 de Janeiro de 2007 às 15:35

    Imprimir


Mulheres subnutridas que recebem vitaminas e suplementos minerais durante a gravidez têm menos probabilidade de gerar bebês abaixo do peso do que as tratadas apenas com suplementos de ferro e ácido fólico. A conclusão é de estudo publicado na edição de janeiro da revista Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine.

Na amostragem analisada, a taxa de baixo peso ao nascer foi de 15,2% entre os bebês de mães que receberam suplemento de micronutrientes, contra 43,1% entre os demais.

Os recém-nascidos cujas mães tomaram vitaminas também apresentaram menor morbidade na primeira semana de vida, informou a Agência Fapesp. O baixo peso ao nascer - abaixo de 2,5 quilos - é um importante indicador para previsão de mortalidade infantil, segundo o estudo.

O baixo peso ao nascer também aumenta o risco de a criança desenvolver doenças coronárias, diabetes tipo 2, derrame e pressão alta. A pesquisa destaca que, em países pobres, mulheres de baixa renda são com freqüência deficientes em determinados micronutrientes, incluindo vitaminas C e E e complexo B.

A equipe acompanhou 200 mulheres com características semelhantes: gravidez entre 24 e 32 semanas e baixo peso (com índice de massa corporal abaixo de 18,5) ou baixo nível de hemoglobina (entre 7 e 9 gramas por decilitro), que indicam má nutrição. As voluntárias moravam a até cinco quilômetros de um hospital na parte leste de Nova Déli e planejavam fazer os partos no hospital ou na vizinhança. A informação sobre os participantes, incluindo idade e peso, foi coletada no hospital entre 1º de maio de 2002 e 30 de abril de 2003.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/250859/visualizar/