Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 28 de Dezembro de 2006 às 16:24

    Imprimir


Os consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e sócioambientais implantados pelo Governo do Estado com prefeituras para identificar e fomentar as cadeias produtivas continuiarão em 2007. Coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), cooperativas e parceiros, foram consolidados 10 consórcios, contemplando 119 Municípios, em todas as regiões do Estado.

Cada unidade tem personalidade jurídica, estrutura de gestão autônoma e orçamento próprio. É através dos Consórcios que o Programa MT-Regional vai poder implementar as ações voltadas ao desenvolvimento regional. Visam estimular as lideranças regionais a discutirem as ações de seus interesses; identificação das cadeias produtivas: rurais e urbanas; desenvolvimento de programas e projetos de interesse da região; ações conjuntas de interesse regional nas diversas áreas de interesse; estabelecimento de convênios com Estado, União e Organizações não-governamentais.

“A formação dos consórcios promovidos pela AMM e apoiados pelo Estado é uma forma inteligente de potencializar ações regionais voltadas ao desenvolvimento. Acredito que a economia de Mato Grosso tem muito a ganhar na medida em que os Municípios identifiquem com clareza suas vocações regionais, projetos de interesse coletivo e captações de recursos integradas”, frisou o secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato.

Essas ações já ocorrem com o consórcio do Vale do Rio Cuiabá, Alto Rio Paraguai, Região Sul, Médio Araguaia, Vales do Juruena, Arinos, Teles Pires, Cabaçal, Guaporé e Portal da Amazônia. Nestas regiões, estão sendo fomentadas as cadeias produtivas da fruticultura, hortifrutigranjeiros, turismo, leite, avicultura, piscicultura, seringueira, apicultura, entre outras potencialidades econômicas existentes nos Municípios.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/251765/visualizar/