Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 28 de Dezembro de 2006 às 07:11

    Imprimir


Em reunião com o governador Blairo Maggi e os três senadores de Mato Grosso, presidente reafirmou compromisso com o Estado.

No encontro ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador Blairo Maggi, acompanhado de líderes do PFL de Mato Grosso, e da senadora Serys Slhessarenko (PT), recebeu a garantia do presidente de que o Estado de Mato Grosso será prioridade no seu segundo mandato.

A audiência dos políticos mato-grossenses com Lula aconteceu no Palácio do Planalto, na Capital Federal, e durou quase duas horas. A petista foi convidada pelo governador para participar da reunião. Também participou do encontro o futuro secretário de Educação, Luiz Antonio Pagot.

Conforme Pagot, o presidente Lula não escondeu a admiração pelo governador, que foi o único até o momento que compareceu ao Palácio acompanhado dos três senadores do Estado. Também ficou acertada uma nova reunião do governador, desta vez com a bancada federal, formada por oito deputados.

Lula, segundo participante da audiência, reafirmou seus compromissos com o Estado de Mato Grosso e o seu desenvolvimento. Lula deu um passo significativo para conquistar dois importantes votos no Senado Federal dos pefelistas.

Na prática, Lula, que tenta construir uma unidade dentro do Congresso Nacional e se apóia nos governadores que lhe deram sustentação na reeleição de outubro próximo passado, caso de Blairo Maggi, que viu reforçada sua posição quando confirmou aquilo que os congressistas queriam ouvir, investimentos em infra-estrutura, especialmente nas BRs-163, 364 e 158, além da MT-242, que em parte é a mesma rodovia federal que corta Mato Grosso no sentido leste-oeste.

A reunião mais política do que técnica contou com a presença dos ministros Dilma Roussef, da Casa Civil, e Tarso Genro, da Articulação Política, sendo que a primeira aproveitou o encontro para garantir a execução imediata da duplicação da BR-364 no trecho Rondonópolis–Posto Gil, um dos que mais interessam aos próprios negócios do governador, que tem seu reduto eleitoral em Rondonópolis, e o escoamento da safra-agrícola neste trecho a ser duplicado, de cerca de 400 quilômetros.

O presidente garantiu que Mato Grosso é hoje uma das prioridades do Governo Federal e disse que investirá, além das rodovias, nas hidrovias e na questão da ferrovia para que os trilhos da Ferrovia Vicente Vuolo cheguem a Cuiabá, passando antes em Rondonópolis. Há pelo menos quatro anos a ferrovia está paralisada em Alto Taquari, sendo que neste primeiro mandato do presidente Lula a ferrovia apenas mudou de mãos, saiu de um consórcio e passou para a América Latina Logística que pleiteia recursos públicos do BNDES -- Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para retomar as obras.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/251940/visualizar/