Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 26 de Dezembro de 2006 às 13:10

    Imprimir


A Secretaria de Saúde de Sinop está redobrando suas atenções durante o período de final de ano. A preocupação é com o grande número de pessoas que saem de viagem e, consequentemente, com os quintais que acabam ficando sem limpeza e manutenção.

Outro ponto importante, e que pode ser um grande motivo para alerta, é o alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti nos municípios vizinhos de Sorriso e Vera. São pessoas que, de passagem, podem estar trazendo a endemia para Sinop.

O que acontece é que uma pessoa já picada pelo mosquito transmissor da dengue pode servir de fonte possibilitando, assim, a proliferação em um ambiente com o índice de infestação estável e controlado.

De acordo com o secretário de Saúde, Valério Gobatto, não há como impedir que a dengue entre em Sinop através de pessoas de municípios vizinhos picadas pelo mosquito, porém há como prevenir que Sinop entre em situação de risco aumentando os registros de pessoas com a doença.

Ainda de acordo com Gobatto, a saída é fazer com que toda a população de Sinop cuide dos quintais. Ele alerta, para aqueles que vão sair de viagem, que o ideal é deixar uma pessoa para zelar pela casa e que essa pessoa possa estar olhando com carinho para os possíveis locais onde o mosquito consiga depositar seus ovos, evitando assim, o surgimento de um criadouro e, consequentemente, um foco.

“Estamos num período chuvoso e qualquer descuido poderá ser um prato cheio para as larvas. Existe algo que poucos sabem. Os ovos, quando depositados no seco, resistem a um período muito grande, porém basta um breve contato com a água parada para que ele possa desenvolver e evoluir para o mosquito adulto. Por isso, o melhor é evitar que a água da chuva se acumule”, alerta o secretário.

Para continuar com o índice de infestação baixo, a Secretaria de Saúde de Sinop vai manter as atividades do Departamento de Endemias em plena atividade. Os mais de 50 agentes vão continuar trabalhando normalmente, sem obedecer ao período de recesso decretado pelo prefeito Nilson Leitão.

“Vamos continuar fazendo as visitas e mantendo o controle dos possíveis focos de dengue. Não sabemos se é verdade, mas fomos informados que Sorriso e Vera já estão tendo que passar o fumacê na Cidade. Esse é um recurso usado apenas em casos de epidemia, no entanto preferimos não ter que chegar à esse ponto”, finaliza o secretário lembrando que há quatro anos Sinop está com a situação da dengue sob completo controle.





Fonte: Agência de Notícias dos Municípios

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/252183/visualizar/