Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 25 de Dezembro de 2006 às 12:29

    Imprimir


O ministro das Finanças da Rússia, Alexei Kudrin, previu que a moeda nacional, o rublo, provavelmente registrará uma pequena desvalorização a partir de 2010, segundo a edição de hoje do jornal "Nezavisimaya Gazeta".

De acordo com o jornal, Kudrin fez tal previsão na Academia de Orçamentos e Tesouraria da Rússia, onde recentemente proferiu uma conferência, na qual advertiu que a depreciação do rublo pode ocorrer se o preço do barril de petróleo cair para US$ 50.

O titular de Finanças ressaltou que, em todo caso, se o Banco Central da Rússia optar pela desvalorização do rublo, esta será mínima e paulatina: de entre 1 e 3%.

Na opinião de Kudrin, essa medida não gerará conseqüências negativas devido à valorização anual do rublo em relação às principais divisas, que nos últimos anos foi de até 10%.

A "Nezavisimaya Gazeta" destacou que esta é a segunda vez em menos de um mês que o ministro das Finanças adverte que o "atual bem-estar econômico-financeiro terminará nos próximos anos".

Alguns analistas consultados pelo jornal assinalaram que a desvalorização do rublo poderia ocorrer até mesmo antes, já em 2009.

"Tudo dependerá da magnitude e da velocidade da desvalorização.

Se for súbita, pode suscitar pânico entre os agentes econômicos e a população, o que levaria à desestabilização dos mercados financeiros", disse Olga Belenskaya, analista do grupo Finam.

Outros economistas consideram que se o preço do barril de petróleo se situar em US$ 50 em 2010, isso não é motivo para desvalorizar a moeda russa.

"Além disso, ninguém sabe qual será o preço do petróleo em 2010", indicou Vladimir Tijomirov, da financeira Uralsib, que expressou seu convencimento de que o rublo "será uma moeda estável durante vários anos".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/252255/visualizar/