Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 23 de Dezembro de 2006 às 16:45

    Imprimir


A Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou nesta sexta-feira um plano para renovar sua envelhecida sede central de Nova York com orçamento de US$ 1,87 bilhão.

De acordo com uma resolução adotada por ampla maioria, os 192 Estados-membros concordaram em assumir essa despesa excepcional de forma proporcional a sua contribuição habitual com o orçamento da ONU.

O plano prevê que a restauração esteja pronta em 2014, segundo a resolução, depois de uma revisão para cima do custo da mesma por culpa do aumento vertiginoso dos preços da construção em Nova York.

O edifício de 39 andares e com parte externa envidraçada, às margens do rio East, em Manhattan, ficou envelhecido ao ponto de o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, afirmar em 2005 que se encontra em estado de "deterioração inaceitável".

"Instalações técnicas completamente obsoletas, presença de materiais perigosos (amianto principalmente), lacunas graves nos dispositivos de segurança e consumo de energia mais que medíocre", afirmou Annan, enumerando apenas parte dos problemas.

A restauração será realizada em quatro etapas, de dez em dez andares, para não causar uma interrupção na maior parte dos trabalhos.

Mesmo assim, uma parte dos funcionários terá que se mudar para escritórios no centro de Manhattan, enquanto a ilha de Long Island acolherá a biblioteca durante o trabalho de restauração.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/252406/visualizar/