Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 23 de Dezembro de 2006 às 13:32

    Imprimir


Uma pandemia mundial de gripe poderia matar 62 milhões de pessoas, de acordo com um estudo divulgado na publicação científica britânica "Lancet" nesta sexta-feira.

Para chegar a este número, os autores estudaram as taxas de mortalidade da última grande pandemia mundial de gripe, entre 1918 e 1920, que matou cerca de 50 milhões de pessoas. Eles dizem que uma pandemia nos dias de hoje deixaria um número maior de mortos, apesar dos avanços na medicina.

Os especialistas, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, dizem acreditar que 96% das vítimas seriam de países pobres, os mais atingidos por doenças como malária e Aids.

Segundo os cientistas, moradores de países desenvolvidos têm, na média, organismos mais saudáveis e bem nutridos, reagindo melhor aos medicamentos existentes.

Os países em desenvolvimento estariam menos preparados para lidar com uma pandemia, um problema que, segundo os cientistas, precisa de atenção maior das autoridades internacionais de saúde.

Gripe aviária

Epidemias letais de gripe costumam surgir de três a quatro vezes a cada século.

Alguns cientistas acreditam que uma nova epidemia pode estar iminente e que ela poderia se desenvolver de uma variante humana da gripe aviária.

A variante H5N1 do vírus da gripe aviária é altamente contagiosa para aves e pode ser fatal para humanos que tiverem contato direto com animais contaminados.

Os primeiros casos da doença foram registrados em 2003 na Ásia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), já foram confirmados 258 casos humanos do vírus H5N1 em todo o mundo, com 154 mortes.

Não foi registrada, no entanto, a transmissão do vírus entre humanos.

Especialistas acreditam que isso pode acontecer se o H5N1 sofrer uma mutação, o que poderia dar início a uma pandemia.

Números

Os pesquisadores compararam registros de mortalidade em diversos locais atingidos entre os anos de 1915 e 1923, para isolar as mortes causadas apenas pelo surto de gripe.

Ao chegar a este número, eles projetaram a taxa de mortalidade para a população mundial de 2004. Os cientistas acreditam que uma nova pandemia poderia matar entre 51 e 81 milhões de pessoas.



A média provável seria de 62 milhões de pessoas, segundo eles.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/252454/visualizar/