Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 21 de Dezembro de 2006 às 13:29

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, esteve na manhã desta quinta-feira (21.12) em visita técnica ao Hospital Geral Universitário (HGU), em companhia do diretor geral do hospital, Vander Fernandes, do Corpo Clínico e da equipe médica com o objetivo de conhecer as novas dependências dos serviços de Alta Complexidade que serão disponibilizados para a população no inicio de 2007.

O Estado firmou uma parceria com o Hospital Geral Universitário com intuito de aumentar a oferta de novos serviços da rede SUS de Alta Complexidade em cirurgia cardiovascular, hemodinâmica, eletro fisiologia, neurocirurgia e o aumento de oito leitos de UTI na Unidade Coronariana e cirurgia vascular. Visitou também as unidades de Transplante de Medula Óssea, Laboratório de Histocompatibilidade (Transplantes), sala de Tomografia Computadorizada, ala de Fissuras Labiopalatais, sala de Cirurgia Videolaparoscópica e serviços de Média Complexidade em Audiologia que também serão disponibilizadas aos usuários em 2007,

O secretário de Estado, Augustinho Moro, foi informado pelo diretor geral do hospital que todas as instalações e os equipamentos já estão sendo adequados, de acordo com as normas da Anvisa e de segurança hospitalar, faltando apenas a resposta dos pedidos de credenciamento desses serviços, alguns por parte do Ministério da Saúde, como o Laboratório de Histocompatibilidade e de Fissuras Labiopalatais. No caso do serviço de Audiologia, o protocolo se encontra no Estado e os demais serviços têm protocolo aguardando parecer para ao credenciamento junto ao município de Cuiabá.

Augustinho Moro destacou a importância que o HGU tem para o Estado, uma vez que, no Governo Blairo Maggi, os convênios celebrados com o hospital vêm dando resultado na oferta de serviços e ampliação do SUS. “Já temos uma forte parceria com esta Unidade de Saúde, como o funcionamento do Centro Cirúrgico, dos Serviços Coronarianos, da Hemodinâmica, do Tratamento Oncológico e na cessão de equipamentos de laboratório e tomografia. O investimento que o Estado fez, de R$ 2.740.000,00 ( dois milhões, setecentos e quarenta mil reais), está bem empregado, uma vez que vai proporcionar a abertura de importantes e necessários serviços para o atendimento da população mato-grossense na Alta Complexidade. Fico feliz que, com esta quantia, conseguiremos ofertar uma grande quantidade de serviços imprescindíveis no tratamento das várias patologias. Vou fazer gestão junto ao Ministério da Saúde e ao município de Cuiabá para que, num curto espaço de tempo, consigamos normalizar os documentos uma vez que é nossa vontade que todos esses serviços passem a funcionar já em janeiro de 2007,” disse o secretário.

O diretor do Hospital Geral Universitário, Vander Fernandes, lembrou ao secretário que, nesta parceria, a contrapartida da Unidade Hospitalar foi de R$1,5 milhão empregados na aquisição de equipamentos e execução de obras. “O Hospital Geral Universitário tem 98% de suas atividades dirigidas ao Sistema Único de Saúde. Essa parceria agrega três principais missões do hospital: a de proporcionar saúde, a de proporcionar educação, uma vez que o hospital tem em seu principio a formação de profissionais na área de medicina e também funciona como um Hospital-Escola, e a de geração de emprego onde, hoje, são 800 pessoas empregadas em toda a nossa estrutura hospitalar. Não esquecendo, é lógico, da nossa vocação humanitária”, disse o diretor.

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, fez questão de frisar “que para o ano de 2007 as metas prioritárias do Estado serão na área de modernização da gestão, saúde preventiva e na busca de tecnologia para incremento na área de saúde, alem, é claro, de fortalecer as Unidades de Saúde de gestão do Estado bem como trabalhar com parcerias com os municípios, entidades filantrópicas e organizações não-governamentais. Acredito que o Estado conseguirá maior êxito em suas ações seguindo esta linha”, finalizou Moro.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/252890/visualizar/