Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 21 de Dezembro de 2006 às 13:14

    Imprimir


Os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Jefferson Péres (PDT-AM) receberam, nesta terça-feira (19), o prêmio de senadores mais atuantes da atual legislatura, concedido pelo site Congresso em Foco,/i>. O Primeiro Prêmio Congresso em Foco foi concedido aos 40 parlamentares mais atuantes - 15 senadores e 25 deputados - pré-selecionados por jornalistas e escolhidos por 5.377.111 internautas.

O vencedor entre os senadores, Alvaro Dias, recebeu 624.381 votos. Alvaro prestou sua homenagem ao jornalismo brasileiro, que, segundo ele, "mostrou competência diante da tragédia ética". O parlamentar cumprimentou o Congresso em foco pela iniciativa. Ele disse concordar com a afirmação de que a generalização é injusta e pouco eficiente, além de desestimular.

- Essa iniciativa estimula a discussão sobre a reforma indispensável do Poder Legislativo. Restabelecer o equilíbrio da representação parlamentar é mais importante que discutir quanto devemos receber - observou Alvaro, acrescentando que, mais que um prêmio, o que ele recebeu foi uma "convocação à responsabilidade". Ele se comprometeu a "trabalhar duro para que a instituição parlamentar recupere a credibilidade perdida".

Eduardo Suplicy, por sua vez, observou que a premiação guarda muita relação com a vontade expressa pelos eleitores.

- Continuaremos nossa batalha pelo aperfeiçoamento das instituições democráticas, pela ética na política e pela transformação do Brasil numa nação mais justa - afirmou ele.

O senador Jefferson Péres acrescentou que o público que fez a seleção (tanto a prévia quanto a votação final) é bastante crítico e representa um segmento social expressivo. Para ele, esse prêmio estimulará os outros parlamentares a melhorar sua atuação, com vistas à votação do próximo ano.

Entre os deputados, os escolhidos foram Fernando Gabeira (PV-RJ), Gustavo Fruet (PSDB-PR) e José Eduardo Cardozo (PT-SP).

Com o patrocínio da Brasil Telecom e da Petrobras, o Prêmio Congresso em Foco, segundo o diretor do site e idealizador da premiação, jornalista Sylvio Costa, procura incentivar os brasileiros a acompanhar o desempenho dos parlamentares federais, valorizando aqueles que são percebidos como os melhores representantes da população no Parlamento.

O objetivo é estimular a participação política dos cidadãos e a vigilância sobre o Legislativo, além de combater o mito de que "todos os políticos são iguais". A pretensão seria mostrar que "melhorar a qualidade da representação parlamentar pode não ser um sonho impossível se os eleitores aguçarem suas percepções sobre quem faz o que no Congresso".





Fonte: Agência Senado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/252896/visualizar/