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Politica Brasil
Quinta - 14 de Dezembro de 2006 às 16:59

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A Justiça Eleitoral é a instituição na qual a população brasileira mais confia, atestou uma pesquisa realizada após as eleições de 2006. O levantamento foi feito para avaliar a imagem da instituição e aferir a efetividade da campanha Vota Brasil 2006. A pesquisa também atestou que a urna eletrônica é uma unanimidade nacional. O levantamento foi realizado pelo Instituto Nexus – Centro de Informação Estratégica, a pedido da Fundação Padre Anchieta/TV Cultura.

A pesquisa foi feita em 25 estados e no Distrito Federal, entre eleitores homens e mulheres, com mais de 16 anos, no período de 28 de novembro a 3 de dezembro deste ano. Foram ouvidos 2001 eleitores. A margem de erro calculada pelo instituto é de 2,2% para o conjunto do país. Justiça Eleitoral

A Justiça Eleitoral tem avaliação positiva por parte de 88,7% dos entrevistados. Além disso, 88% confiam totalmente ou em parte nos resultados da eleição, sendo que 53,5% confiam plenamente. No ranking das instituições, depois da Justiça Eleitoral, os mais confiáveis são o Poder Judiciário e o Governo Federal.

A instituição também é vista como eficiente por 76,3% dos eleitores e ágil na apuração segundo outros 87,9% dos entrevistados. Além disso, 71,9% acham que a instituição presta serviços de qualidade. “A Justiça Eleitoral, desta forma, continua a ser a instituição política mais bem avaliada do país”, avalia o instituto.

Urna eletrônica

A pesquisa verificou que 97,7% dos entrevistados aprovam a utilização da urna eletrônica nas eleições brasileiras. Outros 88% dos entrevistados afirmaram não ter enfrentado dificuldades na hora de votar. De acordo com o Instituto Nexus, “considerando uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais, pode-se afirmar categoricamente que a urna é, de fato, uma unanimidade nacional”, como instrumento utilizado para a escolha dos candidatos e registro dos votos.

Campanha Vota Brasil 2006

A campanha Vota Brasil de 2006 foi avaliada como ótima por 94,2% dos 2001 brasileiros entrevistados. Segundo o Instituto Nexus, a pesquisa revelou que a campanha cumpriu a função social de informar e motivar os eleitores. Assim, 82,8% consideraram-se mais bem informados para votar depois de ter assistido a algum filme ou spot do Vota Brasil. Além disso, 93,6% dos eleitores disseram que não encontraram nenhuma dificuldade para votar.

Durante a sondagem, 95,9% dos entrevistados declararam ter assistido a algum filme do Vota Brasil na televisão. Quanto ao rádio, 56,2% afirmaram ter ouvido spots veiculados nesse meio de comunicação. Outros 83% disseram ser capazes de identificar os anúncios da campanha institucional e 79% lembram de ter visto ou ouvido alguma peça da campanha.

Veiculada entre 31 de julho e 29 de outubro, a campanha Vota Brasil 2006, assinada pela TV Cultura, foi concebida para conscientizar o eleitor sobre a importância do voto, motivá-lo a comparecer às urnas no primeiro e segundo turno e para esclarecer dúvidas sobre o processo de votação.

Com o slogan Pense e vote - o Brasil está nas suas mãos, a campanha foi composta por 47 filmes e 42 spots de rádio, além de material impresso e uma página na internet.

Perfil

Foram aplicados questionários pessoais, com perguntas abertas e fechadas. Do total de 2001 entrevistas, 196 foram aplicadas na região Norte, 502 no Nordeste, 193 no Centro-Oeste, 766 no Sudeste e 344 no Sul.

A maior parte dos eleitores entrevistados ficou na faixa etária entre 20 a 29 anos (26,6%). Entre 16 a 19 anos foram 12%; entre 30 a 39 anos, 22,3%; entre 40 a 49 anos, 17,9%; de 50 a 59 anos, 11,6%; de 60 a 69 anos, 7,2%; e de 70 a 75 anos, 2,2%.

Também a maioria do eleitorado pesquisado declarou ter concluído o ensino fundamental (45,3%) e ganhar menos de cinco salários mínimos (81,2%). O meio pelo qual esses eleitores se informam sobre política e eleições é a televisão (76,3%) e a fonte de informação para decisão de voto no segundo turno das eleições foi o debate entre os candidatos no rádio e na televisão (33,2%), seguido do programas dos candidatos no horário eleitoral gratuito na TV (28,5%).





Fonte: TRE

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