Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 08 de Dezembro de 2006 às 13:21

    Imprimir


Fiscais da secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realizaram na manhã desta sexta-feira (08/12), uma das maiores apreensões de pescado após o inicio da Piracema em Mato Grosso. Foram apreendidos cerca de 500 quilos de peixes na localidade de Engenho Velho, município de Santo Antônio de Leverger. A maioria dos peixes era de espécies nobres, como Pacu e Pintado.

A operação comandada pela Sema foi realizada durante a madrugada, após o recebimento de denúncia anônima. Parte dos peixes estava escondida na mata e outra em residências de pescadores. Juntamente com o pescado irregular a fiscalização apreendeu sete canoas e cinco redes, apetrechos utilizados para a prática da pesca predatória.

Foram presos em flagrante os pescadores Jamil Gonçalo Moraes, 27 anos, Benedito Pedroso, 38, e Nunes Alves da Silva de 21 anos. Eles foram encaminhados para a delegacia de Santo Antônio e serão indiciados pela prática de crime ambiental.

Segundo o coordenador de fiscalização de pesca da Sema, Marcelo Cardoso, o pescado que estava escondido na mata foi apreendido, através de medida administrativa e após os procedimentos de praxe, será doado para entidades carentes que possuem cadastro junto à secretaria de Meio Ambiente.

A fiscalização da Sema continua de plantão e atuando em todo o Estado. Na grande Cuiabá a equipe fica permanentemente sobre o rio Cuiabá. Os fiscais se revezam em escalas de plantões num barco hotel que hoje se encontra ancorado no bairro São Gonçalo Beira Rio na capital.

A Piracema começou no dia 6 de novembro e termina dia 28 de fevereiro de 2007. Neste período só é permitida a pesca de subsistência para o pescador profissional. No entanto, ele só pode capturar três quilos ou um exemplar por dia. Além disso, a pesca só é permitida com anzol de vara e do barranco.





Fonte: Assessoria/Sema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/255542/visualizar/