Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 07 de Dezembro de 2006 às 09:17

    Imprimir


Pesquisadores da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso e de outras instituições parceiras, estarão amanhã (08) em Rondonópolis para informar produtores e equipe sobre os principais cuidados com a lavoura de maneira pontual e prática. A turnê faz parte do Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar que percorre principais cidades produtoras de Mato Grosso e de estados vizinhos.

Ferrugem da soja, principal doença da cultura será um dos temas de palestras do evento. O pesquisador Fabiano Siqueri, do setor de Proteção de Plantas da Fundação MT, informará aos participantes sobre o comportamento da ferrugem na safra 2006/2007 após a implantação do Vazio Sanitário, apontará as principais recomendações técnicas para controlar a doença e impedir o alastramento do fungo, que já infestou na safra atual (2006/2007) várias áreas de Mato Grosso.

Pragas também será tema de palestra do Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar. Participantes do evento receberão informações para manter as pragas da lavoura sobre controle, saberá como manter os percevejos longe das plantas. De acordo com Lúcia Vivan, entomologista da Fundação MT, os percevejos são pragas chaves da cultura da soja. “Além dos percevejos, a mosca branca e falsa medideira são pragas em crescimento. O produtor tem de estar em alerta para que estas pragas não infestem a lavoura”, aponta a pesquisadora.

Outro assunto que será abordado no evento é sobre os erros e acertos para a próxima safra de aplicação. O professor Ulisses Antuniasses, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu/SP mostrará as novas tecnologias de aplicação com validação da pesquisa.

Será ainda apresentado no Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar as previsões climáticas para os meses de dezembro/2006 a março/2007. A palestra mostrará dados sobre como o produtor deve se preparar para a colheita com o estreitamento da janela de plantio. “O produtor tem de verificar a previsão climática para cada região e preparar-se para efetuar o controle das pragas e doenças dentro do menor prazo possível”, aponta Sérgio Suzuki, pesquisador da Fundação MT. Mais informações sobre Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar no site www.fundacaomt.com.br ou pelo telefone (66) 3439-4100.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/255837/visualizar/