Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 29 de Novembro de 2006 às 15:54

    Imprimir


Com o lema “Não feche os olhos para a Aids, mas abra-os para a vida” começa hoje em Tangará da Serra uma campanha de prevenção da Aids e do HIV. A atividade que está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Ministério de Saúde é relativa ao Dia Mundial da Luta Contra a Aids, comemorado no dia 1° de dezembro.

A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a enfermeira Mônica Araújo, explica que a partir de hoje será distribuído folderes com informações e preservativos nas praças dos Pioneiros e da Bíblia. Ela informa que a campanha tem como objetivo dar orientação às pessoas e estará sendo realizada também nos dez PSF´s, nos cinco UBS e no CTA/SAE, que funciona em anexo ao Posto Central de Saúde.

Segundo ela, o Dia D de prevençao à Aids e ao HIV acontece na próxima sexta-feira, 1° de dezembro. “A campanha tem como objetivo informar a comunidade. Às vezes, uma simples informação pode evitar que alguém seja portador de doenças como a Aids", ressalta Mônica.

A enfermeira frisa que será instalada tendas nas duas praças e todos que passarem pelo local receberão um preservativo, independente de sexo, e um panfleto alertando para a necessidade da prevenção com o tema da campanha.

Ela frisa que mais de 200 pessoas ligadas a àrea da saúde no município irão trabalhar na divulgação da campanha, distribuindo panfletos e camisinhas. "Engajados em campanhas para a comunidade, estamos promovendo esta atividade para que as pessoas fiquem alertas sobre a doença. A prevenção é o modo mais eficiente de controlá-la", explica a enfermeira Mônica.

Os chamados grupos de risco, que compreendem homossexuais, hemo-fílicos, prostitutas e usuários de drogas injetáveis, não existem mais. Todas as pessoas podem se infectar com o vírus HIV, basta passarem por uma situação de risco. "Por causa desses preconceitos, muitas vezes, as pessoas acabam não se prevenindo, por acharem que a doença só atinge a um tipo de público", concluiu.

A campanha do Ministério da Saúde através do slogan “A vida é mais forte que a Aids”, utiliza o protagonismo de pessoas que vivem com o vírus como foco, de forma a combater a discriminação, o preconceito e o estigma que envolve a doença por meio da informação. A campanha lança o conceito de Prevenção Positiva, proposta de fazer a prevenção para as pessoas que vivem com HIV e Aids e, assim, enfrentar o vírus, frisando que a partir do tratamento, as pessoas têm uma maior qualidade de vida, novas perspectivas, o desejo e o direito de se relacionarem afetivamente, trabalhar, estudar, ter filhos.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/257513/visualizar/