Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 28 de Novembro de 2006 às 21:24

    Imprimir


O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Ben Bernanke, prevê que a inflação continuará baixa e que o crescimento da economia será moderado no país.

Em discurso preparado para uma apresentação na Fundação Nacional Ítalo-Americana, em Nova York, Bernanke ressaltou que a tendência é que a economia cresça a um ritmo moderado em 2007.

Bernanke ressaltou que a inflação já está se comportando melhor recentemente e que deve diminuir seu ritmo gradualmente.

O funcionário dedicou boa parte de seu extenso discurso a acalmar dois dos maiores temores acerca do panorama econômico: que a queda do mercado imobiliário arraste a economia a uma recessão ou que as pressões de inflação possam perder o controle.

Bernanke afirmou que um pouco de diminuição do ritmo de crescimento econômico é benéfico nesta etapa da expansão se a economia continuar crescendo de maneira sustentada sem incentivar pressões inflacionárias.

Com exceção do setor imobiliário e da indústria automotiva, que enfrentam problemas, "a atividade econômica, de uma maneira geral, continuou crescendo a um ritmo sustentado", acrescentou.

Dados mais recentes mostram que a despesa dos consumidores se manteve em bom ritmo, apesar da desaceleração do setor habitacional.

Bernanke afirmou ser muito cedo para afirmar com segurança, mas "é provável que o crescimento do PIB no quarto trimestre esteja no mesmo nível geral" do ritmo de crescimento de 1,6% observado no terceiro trimestre e 2,6% no segundo.

"Uma projeção razoável é que o crescimento econômico estará um pouco abaixo da tendência a curto prazo mas que, ao longo do ano que vem, retorne a um ritmo que estará, aproximadamente, alinhado com o ritmo de crescimento da capacidade produtiva da economia", acrescentou.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/257729/visualizar/