Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 21 de Novembro de 2006 às 13:37
Por: José Ribamar Trindade

    Imprimir


A Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente (SRH/MMN), em parceria com a Superintendência de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-MT), vão realizar nos dias 27 e 28 deste mês, no saguão de eventos da Assembléia Legislativa de Mato Grasso, em Cuiabá, a feira Ambiental da região Hidrográfica do Paraguai. O evento em nível nacional contará com a presença do secretário João Bosco Senra, da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente.

Com caráter técnico e científico, a Feira vai expor projetos , pesquisas e experiências na área ambiental, especialmente sobre os recursos hídricos. Também estão programadas atividades artísticas. O principal objetivo do evento, segundo Luiz Henrique Magalhães Noquelli, superintendente de Recursos Hídricos da Sema, é verificar como está se desenvolvendo o Plano Nacional. Paralelo ao programa nacional Mato Grosso discute o Plano Estadual de recursos Hídricos.

Tudo faz parte da complementação e da expansão gradativa, com mudanças constantes do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), que para ter êxito, agora, a médio e longo prazo terá que ter, obrigatoriamente a participação direta da sociedade e dos usuários de água.

Dentro da feira também será lançado, segundo Noquelli, o Caderno da região Hidrográfica do Paraguai que reúne as três grandes baciam hidrográficas do Estado: A Bacia do Alto Paraguai; a Bacia Amazônia e a Bacia Tocantins-Araguaia.

Questionado sobre os possíveis problemas de hoje e do futuro da água no Estado, Noquelli destaca que são questões estudadas há bastante tempo. Uma análise mais profunda está sendo realizada, mas as dificuldades com relação a supostos problemas com água só serão conhecidos quando todo o plano de bacias das 27 regiões hidrográficas forem discutidos exaustivamente

“Primeiro temos que fazer um paralelo do plano nacional, comparado com o estadual. A parir daí, e depois de muito trabalho, inclusive de conscientização, é que nós vamos poder mostrar com mais clareza nossas potencialidades hidrográficas e também os problemas, caso, é claro, eles venham a existir no futuro. Temos que ter sim, desde já, consciência com a água e seu tratamento”, concluiu Luiz Henrique Noquelli.

Na abertura da Feira Ambiental, o secretário de Recursos Hídricos do Ministério do Meio ambiente fará uma apresentação sobre a participação da sociedade no processo de implementação do PNRH e sobre o caderno da Região Hidrográfica do Paraguai..





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259428/visualizar/