Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 21 de Novembro de 2006 às 08:54

    Imprimir


Em carta enviado ao governo brasileiro, o ministro das Relações Exteriores boliviano, David Choquehuanca, manifestou preocupação com a possibilidade de danos ao meio ambiente provocados por um projeto brasileiro que prevê a construção de duas usinas hidrelétricas na fronteira entre Brasil e Bolívia.

A carta foi enviada ao chanceler Celso Amorim em 7 de novembro e divulgada nesta terça-feira. O texto aborda o plano brasileiro de construir as usinas Jirau e Santo Antônio no rio Madeira, que serve de limite natural com a região norte da Bolívia.

Choquehuanca teme que parte do território boliviano, onde está concentrada a produção de castanha, possa ser inundado. Além disso, o ministro boliviano afirma que a obra pode causar danos à população de peixes da bacia, com uma provável queda do potencial pesqueiro.

Segundo a carta do chefe da diplomacia boliviana, o Brasil já aceitou iniciar conversas com a Bolívia a respeito da construção de uma geradora hidroelétrica na Cachoeira Esperança, próxima à fronteira.

Choquehuanca lembrou que Brasil e Bolívia têm vários acordos para a preservação dos recursos naturais, assim como para promover o Projeto Madeira-Mamoré, para conseguir a integração física entre os dois países. Ele propôs uma articulação "com obras conjuntas que beneficiem igualmente" ps dois lados.

A primeira queixa boliviana foi apresentada dia 29 de setembro passado, pela ONG Fórum Boliviano do Meio Ambiente.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259511/visualizar/