Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 21 de Novembro de 2006 às 08:23

    Imprimir


Um grupo de produtores de Lucas do Rio Verde participa, desde ontem, de um curso sobre ovinocultura. O objetivo é apresentar técnicas para a criação de ovinos e fomentar a atividade no município, que, segundo a secretária de Agricultura, Luciane Copetti, desperta o interesse de muitos produtores locais.

O curso, que segue até sexta-feira, aborda técnicas de manejo, alimentação, controle e prevenção de doenças, escala de produção, entre outros. Com aulas teóricas e práticas os participantes também buscarão definir padrões para atender as exigências do mercado.

“Os três primeiros dias serão dedicados à formação teórica e nos dois últimos haverão atividades práticas na fazenda de um ovinocultor local”, explicou a secretária. Um dos desafios dos produtores e também uma das maiores exigências do mercado é a qualidade genética dos rebanhos, que também será discutida no curso.

Uma das iniciativas do setor foi a criação do Núcleo de Criadores de Ovinos de Lucas do Rio Verde (Nucriverde), no mês passado, com objetivo de organizar e fortalecer a atividade, para ganhar mais força e espaço no mercado. Uma vantagem para o segmento é a instalação de um frigorífico de ovinos em Sinop, que operar em fevereiro.

Inicialmente, a unidade abaterá 200 cabeças/dia e destinará a produção para São Paulo, principal mercado consumidor de carne de ovinos no país. O frigorífico será o corredor para a comercialização da produção local, que hoje enfrenta muitas dificuldades. A ovinocultura também ganha força em outros municípios da região, entre eles Nova Mutum, que se destaca em qualidade genética.

Os trabalhos acontecem na Acilve. Uma segunda turma está sendo montada para fazer o curso na próxima semana.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/259520/visualizar/